Natal foi bom para o emprego - Jornal Fato
Artigos

Natal foi bom para o emprego

Como era de se esperar, o comércio foi o principal responsável pela alta na geração de empregos no mês de novembro, em Cachoeiro de Itapemirim


Para ganhar um ano novo que mereça este nome, você, meu caro, tem de merecê-lo, tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil, mas tente, experimente, consciente. É dentro de você que o Ano Novo cochila e espera desde sempre.

Carlos Drummond de Andrade

 

 

Como era de se esperar, o comércio foi o principal responsável pela alta na geração de empregos no mês de novembro, em Cachoeiro de Itapemirim. Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, o setor gerou 130 novos postos de trabalho no mês em que Cachoeiro teve 144 admissões a mais do que demissões.

Tradicionalmente, em Cachoeiro, principal polo comercial da região, as lojas abrem vagas em empregos temporários, visando o Natal. É, portanto, uma melhora sazonal, que não pode, ainda ser comemorada como se a retomada do crescimento dos postos de trabalho com carteira assinada.

Até porque, a indústria da transformação, na qual se incluem as de beneficiamento de rochas ornamentais, uma das principais atividades econômicas do município, continua demitindo.  A extrativista mineral, na qual se enquadram as de extração de rochas e outros minerais, também não vai bem. Juntos, os segmentos desempregaram 188 profissionais nos primeiros 11 meses de 2018.

Também chama atenção a acentuada diminuição de funcionários na gestão pública, com 148 demissões ao longo do período, número influenciado pelos dois planos de desligamento voluntário promovido pela Prefeitura ao longo de 2018.

Com o desempenho de novembro, apenas o comércio e os serviços industriais de utilidade pública, como água, saneamento e energia elétrica, tiveram saldo positivo na geração de empregos nos 11 meses em que, no geral, o mercado de trabalho encolheu 256 vagas.

 


DESTAQUE. O governador eleito do Espírito Santo, Renato Casagrande, e a vice-governadora Jacqueline Moraes foram empossados oficialmente na tarde desta terça-feira (1º), na Assembleia Legislativa do Estado. A solenidade contou com a participação de convidados e autoridades dos Poderes do Estado. O engenheiro florestal José Renato Casagrande é o 49ª governador da história do Espírito Santo

 


Mas, hein?!

Se com fiscalização, o novo coordenador do Procon de Cachoeiro, Rogério Athayde, conseguir fazer o valor dos combustíveis baixar aos níveis do Norte do estado, já terá uma gestão de sucesso.

 


Sobe

Municípios

Mais jovem do secretariado montado pelo governador Renato Casagrande, Rogélio Amorim já anunciou que pretende aproximar a Secretaria de Fazenda dos municípios, abrindo números que possam ter impacto nas fiscalizações e, por conseguinte, arrecadação, como a dos cartões de crédito, por exemplo.

 

Desce

Marataízes

Por detrás dos tapumes que impedem o acesso a bom trecho da Praia Central de Marataízes não há obra alguma em andamento. Servem, apenas, para atrapalhar o verão de banhistas e comerciantes, que sonharam com a realização da obra, mas acordaram sem previsão para que, enfim, se torne realidade.

 


 

 

Notas

Velha história

Mudança é sempre pauta em qualquer eleição. O difícil é fazê-la na prática. A ruptura entre o prefeito Victor Coelho (PSB) e o seu vice, Jonas Nogueira (PP), ocorreu desde o primeiro dia pós eleição, apenas foi sacramentada agora, com a demissão de dezenas de servidores da "cota" do progressista. Movimentos previsíveis de uma aliança de conveniências eleitorais de momento, cuja validade expirou dadas as aspirações eleitorais de futuro, que põem um contra o outro em 2020.

 

Desistência

A Prefeitura de Cachoeiro desistiu de mais de 5 mil ações na Justiça contra empresas, cujos valores de até R$ 2,3 mil não compensavam os gastos de tempo e dinheiro do erário. Todo o gás, agora, será dado nos processos contra grandes devedores.

 

 

Incentivo
A exemplo do que já faz Presidente Kennedy, Cachoeiro vai premiar os produtores rurais que emitirem notas fiscais. Para o produtor, nenhuma despesa a mais, na maioria dos casos, mas, para o município, a emissão representa melhoria na arrecadação de ICMS, uma das principais fontes de receitas da Prefeitura.

 


Vias de FATO

O deputado estadual Marcos Mansur (PSDB) é, antes de tudo, um sobrevivente na política. Poucos apostavam nele para a reeleição e, no entanto...

 

O ex-governador Paulo Hartung viaja ao exterior antes de voltar e se dedicar a atividades na iniciativa privada e na geração de novas lideranças.

 

No embalo das mudanças, o vereador Alexandre Bastos (PSB) conseguiu emplacar Ana Pancine como consultora interna do Procon Municipal em Cachoeiro.

 

Assessora fiel, ela foi chefe de gabinete do parlamentar nos dois anos em que esteve na presidência da Câmara de Cachoeiro, até o final de 2018. 


Wagner Santos Diretor e editor Jornalista

Comentários