O Teatro de Emoções Cachoeirenses - Jornal Fato
Artigos

O Teatro de Emoções Cachoeirenses

Agora, 2019, novas informações se juntaram às anteriores, perfeitamente identificáveis


Em julho de 2017 tomei conhecimento de um grupo de dança de Cachoeiro - da Terceira Idade, em atividade desde 2009 - já são dez anos de fundação.

Na época, aqui, escrevi pequeno texto: - "EMOÇÕES é um Grupo de Dança da 3ª Idade de Cachoeiro que, frequentemente e quando tem apoio, visita e se apresenta em outros Estados e até no Exterior. E eu não sabia disso. Não sabia desse Grupo "formado por "meninas" de diferentes classes sociais, credos e etnias que possuem uma causa comum: o amor à dança", além, é claro da solidariedade. Agora sei. Foi o que captei e me informei, dia desses, ao conversar, na fila da Caixa Econômica, com duas das "meninas": - Marisa Duarte Louzada e Lucia Helena Hosken Pombo. Vida longa para o Grupo e para as "meninas"".

Agora, 2019, novas informações se juntaram às anteriores, perfeitamente identificáveis: - o Grupo Emoções tem "objetivo que vai além das apresentações das coreografias, pois a dança passou a ser uma maneira de proporcionar melhor qualidade de vida e aumento da autoestima das participantes. As coreografias do grupo homenageiam Cachoeiro, valorizam a terceira idade e apresentam o folclore de nosso Estado".

O grupo faz questão de divulgar que é de Cachoeiro e quão rico de Cultura é o Espírito Santo e nossa cidade. E continuam (como aprendi na fila da Caixa Econômica) tendo finalidade de participar de festivais de danças no Brasil e no... MUNDO.

Eu e nós todos que estamos acostumados, em maior parte, a só reclamar, deveríamos estar na primeira fila das próximas apresentações do Grupo, que se dará por três dias seguidos, no Teatro Rubem Braga, 19 a 21 de julho, ou seja, final de semana após a circulação deste periódico.

Passou o tempo, dois anos para ser fiel, e é com alegria que recupero, nesta página, novamente, o Grupo de Dança Emoções, que continua tão importante quanto antes... ou mais. E agora, para muito além de uma única apresentação, como visto, serão três apresentações no Teatro Rubem Braga, em Cachoeiro, patrocínio da Lei Rubem Braga local (SEMCULT), lei municipal que realmente está funcionando.

Portanto, todos na fila das bilheterias do Teatro Rubem Braga, para garantirem lugar e poltrona nos dias de apresentação de gente de tanta emoção e qualidade de nossa terra.

(Ia me esquecendo - o folder que recebi diz que o espetáculo é dirigido a público de crianças a partir de 7 anos de idade, a jovens, a adultos, a idosos, os quais últimos não tem limite de idade. O limite é o enriquecimento da cultura e o engrandecimento de associação tão viva. Vamos lá).

 

Joel Pinto, Poeta Maior

E não se esqueça, o leitor, desta página hoje eminentemente cultural: - Dia 20, próximo sábado, no Café Mourads, por vezes frequentado por Joel Pinto, sua família estará lançando a 1ª edição de seu precioso livro de sonetos, o "Amor em Segredo", Editora Cachoeiro Cult, patrocínio da Lei Rubem Braga, SEMCULT - Cachoeiro (Tome um café e leve o livro).

E como tira-gosto, vai ai um dos sonetos de Joel, que muito me emocionou: - "Tento entender o olhar de uma criança / Solta na rua e sem direito a nada. / Por que tão cedo morre uma esperança / Efêmera, fugaz, desenganada? / Por que nada se faz, nada se alcança / Com tantas leis, com tanta papelada? / E cada vez maior a insegurança / De quem a vida mal viu começada. / Até hoje o menor é sempre tema / Que não desfaz jamais aquela algema / Feita de engodo e de demagogia. / Discussões e projetos e estatutos / Uma árvore com flores, mas sem frutos, / Um deserto sem fim de teoria".

 

Frases pra se guardar e meditar (II)

Umberto Eco - Os artistas, mesmo de longe, são insuportáveis, ficam observando ao redor para conferir se nós os conhecemos.

Umberto Eco - É sempre assim: quando se falha em alguma coisa sempre se procura alguém para acusar a própria incapacidade.

Umberto Eco - Um libelo difamatório deve ser lido em meia hora.

Umberto Eco - Certas notícias explosivas, se você as der de uma vez só, as pessoas se esquecem depois da primeira impressão. Convém, ao contrário, destilá-las aos poucos, e cada nova notícia reacenderá inclusive a lembrança da precedente.

Umberto Eco - Com o tempo, todos os revolucionários se tornam defensores do trono e do altar.

John Locke - Os grandes ladrões punem os pequenos para conservá-los obedientes; os grandes ladrões são recompensados com honrarias e triunfos, pois são grandes demais para as mãos da justiça deste mundo.

Antonio Carlos Secchin - Diante da eternidade não há muita diferença entre o que é princípio e o que é fim.

Confúcio - Hoje em dia as pessoas acham que são filhos devotados quando sustentam seus pais. Mas elas também sustentam seus cachorros e cavalos. Se não há respeito, qual é a diferença?

Eduardo Alves da Costa (durante certo tempo a frase foi erroneamente atribuído a Maiakovski) - Na primeira noite eles se aproximam e colhem uma flor de nosso jardim. E não dizemos nada. Na segunda noite, já não se escondem: pisam as flores, matam nosso cão, e não dizemos nada. Até que um dia o mais frágil deles entra sozinho em nossa casa, rouba-nos a lua e, conhecendo nosso medo, arranca-nos a voz da garganta. E porque não dissemos nada, já não podemos dizer nada.

Nicolau Maquiavel - Sou como um barco castigado por dois ventos contrários, que tanto mais teme quanto mais se aproxima do porto.

Nicolau Maquiavel - Submeter-se às leis e ouvir o parecer de outros é a maior prova de sabedoria que podem dar os que têm poder.

Nicolau Maquiavel - Os homens elogiam o passado e se queixam do presente, quase sempre sem razão.

Adail Raimundo de Oliveira - Eleição no Brasil é uma porção de eleitores desonestos procurando um candidato honesto -

(Essas frases, selecionei-as de "meus livros", devida e anteriormente grifadas, para distribuir aos alunos da Escola Estadual Fraternidade e Luz, para reflexão deles. Serve para meus leitores, também - Boa leitura).


Higner Mansur Advogado, guardião da cultura cachoeirense e, atamente, vereador

Comentários