Perdoe-se - Jornal Fato
Artigos

Perdoe-se

Eu tentei agradar, me doei por inteira (o), mas não foi o bastante.


Eu tentei agradar, me doei por inteira (o), mas não foi o bastante.

Me machucou, me feriu, me senti sozinha (o). Doeu!

A gente tende a buscar em nós aquilo que deu errado no outro, a reciprocidade que não teve e se culpa por um relacionamento não ter dado certo esquecendo que não depende somente de um único indivíduo.

Nessa temática do erro ao reconhecer o seu e pedir perdão não é se humilhar, mas mostrar o quão valioso são os seus sentimentos e a sua responsabilidade emocional. Errar, cometer vacilos, estamos sujeitos a isso, quem nunca? Mas pedir perdão e arrepender-se faz de nós um ser evoluído emocionalmente. É mostrar o lado mais bonito, o de dentro. Porém, é preciso arrepender-se e saber que quem amamos merece nosso respeito.

E perdoar?

Ah, perdoar é bíblico, é divino, é libertador. Isso mesmo, é libertar a dor, a angustia que aperta nosso peito e que só faz mal a nós. Perdoar não é esquecer, mas é lembrar sem sentir algo ruim e poder ver a pessoa que te feriu com leveza. É um processo, um passo a passo, mas quando conseguir perdoar vai sentir que um fardo saiu do seu coração. Vale a pena, viu?

Há quem não consiga perdoar e pedir perdão, imagina então perdoar-se.

Você fica remoendo mágoas, se culpando por algo e ali vai se ferindo dia após dia.

 Onde errei? E se eu tivesse feito isso? E se eu emagrecer? E se eu ? e se??

São pequenas doses de venenos que damos a nós mesmos nessa busca de achar que a culpa de algo não ter dado certo, seja num relacionamento, no trabalho, na amizade é toda nossa.

É a vontade de querer que tudo dê certo, né?

Deixa eu te contar uma coisa? Nem sempre vai dar certo e nem sempre será sua culpa. O outro busca em nós aquilo que ele não tem, então, nem sempre ele dará conta de suas demandas emocionais.

Perdoe-se!

Perdoe-se e aceite esse amor bonito que você tem, essa capacidade de se doar, pois em tempos de pandemia onde é preciso fazer o isolamento social, o mundo precisa de receber esse amor e, principalmente você, merece receber amor e perdão de si mesma (o).

 

Pâmela Gualandi

Comentários