Renovo - Jornal Fato
Artigos

Renovo

Ame o seu próximo como a si mesmo


A minha fé nos homens (e mulheres), principalmente os ativistas religiosos, é bem menor desde que um pastor estelionatário espiritual e maldição na vida da igreja provocou estragos,  sob as bênçãos de uma parcela dos membros, empoderados e manipulados pelo "ungido do Senhor", que lesava de todas as formas possíveis quem o recebeu de braços abertos.

Então, me desculpem se não tenho o mesmo entusiasmo de antes, mesmo que hoje a igreja que ajudei a fundar tenha um pastor ético e amoroso e que certamente dá voz inclusive aos que discordarem dele, em assembleia regular da igreja. Muito diferente, e como deve ser, o que não foi prática durante os dez anos de "ministério" do vigarista.

Mas é preciso ressaltar uma coisa, para que fique bem claro. A minha fé em Deus permanece inabalável. Mesmo nos momentos mais difíceis, e foram muitos nos últimos anos, quando achava que minhas forças tinham acabado e tinha sido esquecida, o Todo-Poderoso sempre deu sinais de que estava ali, no mesmo lugar.

Só que as respostas nem sempre foram, são ou serão no meu tempo. São no tempo dele, e do jeito que tem que ser. Com a perfeição típica de um Deus soberano e perfeito.  E quer saber? Isso é um alívio. Saber que apesar de todas as minhas falhas, das minhas imperfeições e dos meus erros, Deus não desiste de mim.

Eu, que sempre acreditei em milagres, tenho orado por alguns, sem os quais certamente não serei capaz de seguir adiante e resolver problemas pendentes. E os milagres têm acontecido, mesmo que eu não mereça nenhum deles. É esse Deus misericordioso que cuida de mim, e a quem recorro clamando pela vida das minhas filhas.

Então, se tem um conselho que posso dar, é que não olhe para os homens. Especialmente para os líderes religiosos. Em primeiro lugar, porque são homens. E porque não são Deus, cometem erros involuntários no desejo de acertar. Em segundo lugar, porque você vai encontrar muito estelionatário espiritual por aí, bom de bico, que engana até a mãe para se dar bem.

O alvo deve sempre ser Jesus. Porque homens e mulheres ditos de Deus também ferem em nome d'Ele e podem deixar feridas profundas. Eu ainda carrego algumas. Eu quero a igreja de Cristo que promova paz, amor incondicional, inclusão, que não afasta os carentes e necessitados e que deixa rastros de luz por onde qualquer de seus membros passar.

Jesus esteve sempre ao lado dos excluídos, nunca se colocou num pedestal, mesmo que pudesse fazer isso. Lamento muito quando vejo a igreja dos nossos dias, e seus líderes, se aliando aos poderosos para obter benesses pessoais, se esquecendo do maior mandamento da Bíblia: Ame o Senhor, o seu Deus, de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças.

Quem verdadeiramente não cumpre este mandamento não será capaz de cumprir o segundo mais importante: Ame o seu próximo como a si mesmo. Não existe mandamento maior do que estes. Se a igreja discrimina prostitutas, gays, briga por questão política, é indiferente à fome e às dores, pensa no conforto do templo físico, mas se esquece de fortalecer a vida espiritual e física, que diferença essa igreja fará no mundo? Com a palavra os cristãos.


Anete Lacerda Jornalista

Comentários