Rotativo volta por cima - Jornal Fato
Artigos

Rotativo volta por cima

É uma das poucas ocasiões em que a maioria parece apoiar a cobrança pela ocupação do espaço público, nas ruas centrais


"E no fim, não são os anos em sua vida que importam. É a vida em seus anos."

Abraham Lincoln

Eis que parece que agora, com bastante atraso, o estacionamento rotativo vai voltar a ser instalado em Cachoeiro, em versão mais moderna, com direito a parquímetro.

É uma das poucas ocasiões em que a maioria parece apoiar a cobrança pela ocupação do espaço público, nas ruas centrais.

Muita gente que chegou a comemorar quando o serviço foi paralisado reviu seus conceitos agora, três anos depois.

Além da falta de rotatividade, que torna quase impossível encontrar vaga para estacionar no horário comercial, a invasão de flanelinhas é outro mal associado.

A esperança é de que, com a volta da cobrança oficial, eles, finalmente, sejam removidos destes pontos, coisa que se tentou sem sucesso diversas vezes antes.

Além disso, a expectativa é de que, com a maior rotatividade para as paradas curtas, aumente a facilidade para os clientes chegarem até os estabelecimentos comerciais.

E sem as vagas cativas, pode ser que outras modalidades de transporte - coletivo, taxis e aplicativos - ganhem mais passageiros e com isso, se diminua o número de veículos em circulação na região.

 

DESTAQUE. Por iniciativa da vereadora Renata Fiório aconteceu ontem à noite audiência pública Simplifica Cachoeiro, com foco na reformulação do Plano Diretor Municipal e no caso das cervejarias artesanais, que por conta dele encontram dificuldade é para se instalar em Cachoeiro, fora da zona rural. Mais detalhes em futuras edições.

  

Sobe

Transparência

Prefeitura e Câmara de Cachoeiro deram passos largos rumo ao topo do ranking da transparência eletrônica passiva, de acordo com levantamento do Tribunal de Contas do Espírito Santo. O legislativo pulou de 23º em 2016, para o segundo lugar agora. O Executivo, de 52º para 7º. Trocando em miúdos. Está mais fácil acessar informações pelos portais. 

 

Desce

Turbulência no MDB

Não seria mesmo sem solavancos a mudança que se pretende fazer no MDB, em busca de revitalização que o tire do caminho do nanismo em Cachoeiro, após três eleições municipais sem eleger um vereador sequer. Mas, começar por perder o maior puxador de votos, não é lá tão bom sinal. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.

 

Nasce uma árvore

A deputada federal Norma Ayub (DEM) apresentou, na Comissão de Desenvolvimento Urbano, o parecer pela aprovação do Projeto de Lei 11.040/18 "Nasce uma criança, planta-se uma árvore'', do qual é relatora. Dispõe sobre medidas para a promoção, preservação do meio ambiente e educação ambiental por meio do plantio de uma muda de árvore, ornamental ou frutífera, a cada registro de nascimento de criança na Rede Pública de Saúde do Município.

 

Empreendimentos

Expectativa grande para novos empreendimentos em Cachoeiro, que tem recebido visitas de empresários das Casas Pernambucanas e do supermercado Carone. Quanto ao segundo, as obras estão em andamento - fase de preparação do terreno - no bairro Independência, na antiga Nassau.

 

Movimentação 

O veterano médico Doutor Adail Edmundo Lima, de saída do PMDB, foi visto em conversas com outro político tradicional de Cachoeiro, o deputado estadual Theodorico Ferraço. A movimentação política é intensa e o Dr. No me disputado com vistas ás eleições do ano que vem.

 

 

Mas, hein?!

Considerando o Código Florestal, mais da metade do território de Cachoeiro está em Área de Proteção Permanente. Ou seja, com grandes restrições para empreender. 

 

Vias de FATO

Câmara de Cachoeiro tem adotado postura mais proativa com palestras e debates sobre temas variados além das sessões ordinárias. Ontem foi sobre abuso sexual. 

Vereadores não ficaram muito satisfeitos por não terem sido convidados para entrega de cartões do tíquete alimentação para agentes de endemias e os de Saúde. 

População de Conduru reclamou e a Prefeitura atendeu. A partir do mês que vem a passagem do distrito para Cachoeiro e vice-versa sairá a R$ 3,40 para cadastrados. 

Preço do litro da gasolina comum já esteve mais alto, mas ainda assim continua inacreditavelmente caro, beirando os R$ 5,00 em Cachoeiro. 

Movimentações políticas visando as eleições de 2020 já não são mais tão veladas.


Wagner Santos Diretor e editor Jornalista

Comentários