Sensação de insegurança - Jornal Fato
Artigos

Sensação de insegurança

O governo do Estado tem divulgado dados muito positivos da Segurança Pública nos últimos dois meses


 

"Governar é fazer das cidades redutos da solidariedade."

Jaime Lerner

 

O governo do Estado tem divulgado dados muito positivos da Segurança Pública nos últimos dois meses, corte de tempo feito para enquadrar os bons resultados nesta gestão. Quarenta dos 78 municípios não registraram assassinatos, o melhor índice da história, o carnaval teve o menor número de homicídios em muito tempo.

Entretanto, as estatísticas oficiais não dão conta de tranquilizar a população. Em Cachoeiro, por exemplo, os crimes contra o patrimônio continuam a atemorizar. São flagras diários de roubos de veículos, malotes, celulares e, agora, atém em caixas eletrônicos.

A criminalidade se adapta. Quando em ações conjuntas a Guarda e a Polícia Militar apertaram o cerco a motociclistas - veículo mais utilizado pelos criminosos - eles passaram a atacar a pé. Como no recente assalto ao malote de um supermercado, no bairro Novo Parque, ou nas agências da Caixa, no Centro e no Guandu.

Mesmo depois da anistia aos policiais pós-greve de 2017, o cidadão, ainda não percebeu os resultados no combate à criminalidade cotidiana. E começa a se armar para se defender por conta própria - o crescimento na venda de armas pós flexibilização das regras para posse comprova.

Faz algumas décadas, quando o índice de violência era bem menor, o cachoeirense dizia com orgulho que quem não trabalhava na Viação Itapemirim, certamente tinha parente ou amigo que trabalhasse lá.

Hoje, infelizmente, os empregos se foram, a Itapemirim e muitas outras grandes empregadoras quebraram ou mudaram de cidade, e a constatação, agora, é perversa: não há cachoeirense que vivendo na Capital Secreta não tenha sido ele próprio, parente ou amigo vítima da criminalidade.

As autoridades precisam dar resposta à altura com inteligência e elevando a elucidação de crimes contra o patrimônio. Do roubo de celulares a malotes e veículos. Só assim ocorrerá, como em relação aos assassinatos, arrefecimento real da insegurança sufocante e o cidadão poderá passar a se sentir mais seguro.

 

Mas, hein?!

Caixa restringiu o autoatendimento nos caixas eletrônicos. Fechava às 22h00, mas, depois de três assaltos, agora vai fechar às 19h00. Até quando precisaremos adequar nossas agendas às dos bandidos?

 

Sobe

Contorno de Iconha

Ainda que com alguma demora, o contorno de Iconha, recém-inaugurado, é obra importante na BR 101 sul. Com pistas duplas, encurta de duas formas o caminho, eliminando os congestionamentos e permitindo ultrapassar veículos pesados. O trajeto que em horários de pico demorava mais de 20 minutos para ser vencido, agora é feito em menos de 5.

 

Desce

Elieser Rabello

Ex-prefeito de Vargem Alta, Elieser Rabello está em maus lençóis. Pretende se candidatar no ano que vem e agora tem seu destino nas mãos dos vereadores. O Tribunal de Contas recomenda a rejeição de suas contas de 2006 e o veredito cabe aos parlamentares. Se confirmarem, fica inelegível. Mas, dizem, deve conseguir se safar na votação, ainda sem data, na Câmara.

 

DESTAQUE. O jornal FATO completou ontem 16 anos desde sua fundação. Jornal genuinamente cachoeirense e que se tornou referência e credibilidade na região.

 

MULHERES. Conselho de Direitos da Mulher promoveu ontem café da manhã na Delegacia da Mulher. Objetivo: estreitar laços e fortalecer a política em defesa delas. Além das integrantes do conselho, participaram vereadora, delegada e escrivãs.

 

Vias de FATO

O vereador Alexandre Bastos convida para uma manhã de conversas e "troca de experiências" com o deputado federal Ted Conti, ambos correligionários no PSB.

 

O bate-papo com o deputado e o vereador acontece amanhã, a partir das 9h00, no plenário da Câmara de Cachoeiro, no centro da cidade.

 

Prefeitura de Vargem alta inaugura quadra poliesportiva e unidade as Saúde Básica de Richmond, na próxima quinta-feira, às 19h00.

 

Como a maioria das obras públicas, não foi sem atraso que a obra, finalmente, foi concluída, após anos de expectativa da comunidade.


Wagner Santos Diretor e editor Jornalista

Comentários