Três dicas para ter mais determinação na carreira - Jornal Fato
Artigos

Três dicas para ter mais determinação na carreira

Se você quer se tornar um profissional de sucesso, você precisa desenvolver e aumentar essa característica peculiar de profissionais bem-sucedidos


Por Wilton Neto

 

A determinação gera um impacto muito grande na vida das pessoas e, no âmbito profissional, ela não é diferente. Se você quer se tornar um profissional de sucesso, você precisa desenvolver e aumentar essa característica peculiar de profissionais bem-sucedidos.

Por meio dela, aquele sonho tão almejado floresce e opera em seu ser a mobilização para fazer algo a fim de concretizá-lo. É a determinação que fará com que suas metas sejam alcançadas. E para você ser um profissional de sucesso constante, ela sempre deve prevalecer em seu caminhar.

No entanto, na maioria das vezes, as dificuldades e barreiras no seu caminho para se tornar essa pessoa ou para alcançar um objetivo, podem abafar essa energia poderosa. E então, somente a determinação será capaz de te impulsionar a agir e não desistir, embora as condições pareçam não ser tão favoráveis.

Então pergunte-se: estou sem determinação? O que posso fazer quando já não se tem certeza do que quero? Como ser um profissional mais determinado? Como trabalhar essa característica?

Provavelmente, você, em algumas circunstâncias, se encontra em forças, querendo largar tudo que até agora conquistou, porque o desânimo passa a fazer morada a cada dia.

Você já teve vontade de deixar a carreira? Se a resposta for sim, vou te a encontrar a determinação que precisa. Ela pode ser incutida dentro de você e ser trabalhada continuamente.

Que tal começar agora? Revolucione a si mesmo e traga à mudança ao seu grupo, ao seu redor, ao mundo!

1 - Recorde e lembre!

Quando você usa o poder da visualização de um projeto que está construindo em sua carreira em sua mente, como uma meditação profunda, tome alguns momentos e escreva uma rápida declaração. Não precisa ser algo muito elaborado, utilize uma frase curta que descreva o seu objetivo.

Após isso, lembre-se de recitá-lo quando você precisar, naquele momento em que se encontra enfraquecido e desmotivado. Pense em força, assim, criará determinação!

Para te ajudar a criar essa determinação em sua carreira e vida de modo geral, você precisa: lembrar do por que, das razões, dos resultados, das consequências, das opiniões e de quem você é.

2 - Frases para refletir sobre determinação

As frases influenciam bastante para incutir princípios em seu ser. Por isso, aplique realmente como um mantra em seu dia a dia. Use uma frase pela manhã até à noite e se deixe ser impactado com seus ensinos. 

Extraia tudo o que puder de cada uma delas! Se preferir, anote no local que costuma trabalhar ou passar um bom tempo.

Muitas vezes, uma pequena frase no dia, pode mudar o seu ânimo te fazendo lembrar dos seus objetivos. Por isso, escolha uma por dia e decore! Leve com você aonde for!

1 - "Ele não sabia que era impossível. Foi lá e fez" - Jean Cocteau

2 - "Uma vez que uma pessoa esteja determinada em se ajudar, não há nada que possa detê-la"- Nelson Mandela

3 - "Talento é dom, é graça. E sucesso nada tem a ver com sorte, mas com determinação e trabalho"- Augusto Branco 

4 - "As invenções são, sobretudo, o resultado de um trabalho teimoso" - Santos Dumont

5 - "Eu sei o preço do sucesso: dedicação, trabalho duro, e uma incessante devoção às coisas que você quer ver acontecer" - Frank Lloyd Wright

6 - "Concentre todos seus pensamentos na tarefa que está realizando. Os raios de sol não queimam até que sejam colocados em foco" - Alexander Graham Bell

7 - "Desistir? eu já pensei seriamente nisso, mas nunca me levei realmente a sério; é que tem mais chão nos meus olhos do que o cansaço nas minhas pernas, mais esperança nos meus passos, do que tristeza nos meus ombros, mais estrada no meu coração do que medo na minha cabeça" - Cora Coralina

3 - Escape do medo, incerteza e dúvida

Assim que você sentir que o medo, a incerteza e a dúvida estão se aproximando, encontre um amigo, seu mentor ou coach e de forma rápida partilhe as suas preocupações.

Você vai se surpreender com as palavras que outro ser lhe dará e também com o efeito dessa atitude tão natural como forma de escape. Muitas vezes, ouvir a palavra de incentivo de outra pessoa fará passar essa sua fragilidade.

O escape do medo, da incerteza e da dúvida é uma ordem de pensamento natural quando você se encontra em algo interessante, que oferece benefícios, oportunidades ou recompensas quando as causas prováveis são o tédio ou o pensamento estático.

Ficar forte no pensamento é um escudo contra esse instinto habitual que poderia se transformar em fracasso se não tratada. Por isso, faça sempre que for necessário ao se encontrar nessa situação.

Wilton Neto - Máster coach trainer, palestrante e mentor da área de desenvolvimento humano.

Comentários