Católicos começam Quaresma com missa e jejum depois do carnaval - Jornal Fato
CANAL FATO

Católicos começam Quaresma com missa e jejum depois do carnaval

São 40 dias que os fiéis se dedicam à penitência em preparação para a Páscoa. É um tempo de reflexão e caridade


O período da Quaresma começou hoje e se estende até a quinta-feira Santa, no dia 18 de abril. São 40 dias que os fiéis se dedicam à penitência em preparação para a Páscoa. É um tempo de reflexão e caridade.

A quarta-feira de cinzas é marcada por missas que são realizadas durante o dia em várias igrejas católicas da cidade. Na manhã desta quarta, fiéis lotaram a Catedral de São Pedro.

O padre Caio, da Paróquia São Sebastião, no bairro Aquidaban, diz que a Quaresma é tempo de rezar mais e melhor e lembra como é importante frequentar alguma comunidade.

"Tem que ser algo espontâneo, não é obrigatório, tem que sair do coração da pessoa a vontade de fazer jejum e não fazer esperando algo em troca, você precisa se sentir motivado", diz.

Caio complementa dizendo que a pessoa não deve fazer jejum em busca de reconhecimento e que também não é necessário fazer demonstrações públicas.

O papa Francisco presidiu a missa de imposição das Cinzas, nesta quarta-feira, em Roma e ressaltou que o Evangelho propõe três etapas, que o Senhor pede para percorrer sem hipocrisia nem ficção: a esmola, a oração e o jejum.

 "A esmola, a oração e o jejum nos reconduzem às únicas três realidades que não se dissipam. A oração nos une a Deus; a caridade, ao próximo; o jejum, a nós mesmos. Deus, os irmãos, a minha vida: eis as realidades que não terminam no nada e sobre as quais é preciso investir", disse o Papa.

Comentários