Solenidades marcam chegada da Cachoeirense Ausente Nº 1 - Jornal Fato
CANAL FATO

Solenidades marcam chegada da Cachoeirense Ausente Nº 1

Ao som da Sociedade Musical Lyra de Ouro, ela foi recebida por autoridades, familiares, amigos e demais convidados


Já passava das 15h00 desta segunda-feira (24) quando uma comitiva de veículos - todos ornamentados com balões de festa (de cor-de-rosa) - apontou na rodovia Cachoeiro-Safra, na altura da Kaki Mudas, no bairro União. 


Nela, estava a Cachoeirense Ausente Nº 1 de 2019, a nutricionista e professora Neuza Maria Brunoro Costa, que, acompanhada de um grupo, retornava à sua terra natal. Ao som da Sociedade Musical Lyra de Ouro, ela foi recebida por autoridades, familiares, amigos e demais convidados.


"Está difícil escolher palavras. Falar com o coração é mais difícil. Esse momento é indescritível. Provoca em nós um sentimento de pertencimento. Cachoeiro é uma cidade em que somos todos cúmplices. Só tenho de agradecer à prefeitura, à população e, especialmente, à minha família e aos meus amigos", revelou Neuza.


Ao recepcioná-la, o prefeito Victor Coelho confessou estar feliz com o fato de as duas honrarias, neste ano, serem entregues a mulheres, visto que a Cachoeirense Presente Nº 1 de 2019 é Marilene de Batista Depes.


"Mais uma vez, é uma alegria participarmos desse evento, que, além de tudo, preserva a memória de Newton Braga, que criou essa tradição. Parabéns a todos que colaboram para perpetuar essa história", acrescentou ele.


Depois, todos seguiram, em carreata, até o Centro Operário e de Proteção Mútua (na rua 25 de Março, Centro, perto da Casa dos Braga), onde, em solenidade, a chave da cidade foi entregue à Neuza.



Biografia
Neuza Maria Brunoro Costa tem 58 anos e mais de 30 de magistério. É diretora do Centro de Ciências Exatas, Naturais e da Saúde do campus da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em Alegre e professora titular do Departamento de Farmácia e Nutrição na mesma instituição.


Tem doutorado em Ciência e Tecnologia de Alimentos pela Universidade de Reading, na Inglaterra, e três pós-doutorados em universidades americanas. Também já lecionou nas universidades federais de Viçosa e Ouro Preto. 

Título
O título de Cachoeirense Ausente Nº 1 foi criado pelo jornalista, advogado e poeta Newton Braga - irmão do cronista Rubem Braga -, há quase 80 anos, como forma de homenagear os conterrâneos que, mesmo morando em outros locais, mantinham forte ligação com a terra natal. Os eleitos são sempre homenageados durante as festividades do Dia de Cachoeiro e de São Pedro, padroeiro da cidade (29 de junho).

 

Comentários