Em tempos de pandemia de coronavírus, as informações sobre como se proteger ganharam espaço e a necessidade de distribuí-las de forma acessível também. Pensando nisso, a BRK Ambiental, empresa responsável pelos serviços de água e esgoto em Cachoeiro de Itapemirim e em outros mais de 100 municípios brasileiros, produziu uma minissérie bilingue, em português e na Língua Brasileira de Sinais com dicas de prevenção voltadas à comunidade surda.
Em Cachoeiro de Itapemirim, o técnico em Química Lucas Tirello Fernandes, de 28 anos, que possui deficiência auditiva desde o nascimento, assistiu aos vídeos ao lado do filho Davi, de 4 anos. ?Fico feliz em ver que a BRK Ambiental está preocupada com a comunidade surda. Achei o material bem explicativo. Gostei também da intérprete, que tem gestos suaves e precisos, características importantes para a tradução?, elogia Lucas, que é casado com Tatiana Barcelos Fernandes, de 38 anos, também portadora da deficiência auditiva. Ele ressalta que o filho fala libras fluentemente e acredita ser necessário expandir os ensinamentos da Língua Brasileira de Sinais para mais pessoas. Sobre a pandemia e a recomendação do uso de máscaras, Lucas enfatiza, inclusive, que elas tendem a dificultar bastante a vida dos surdos que precisam da leitura labial para se comunicar e entenderem o que o outro diz. No entanto, sabe que as medidas preventivas são importantes para conter o avanço do vírus. O técnico em Química comentou que está de férias, aproveitando para descansar com a família e ajudar a sua mãe nos cuidados com o Davi, que está em casa, mas fica preocupado com sua esposa, que está trabalhando fora, e consequentemente com o filho. O diretor da BRK Ambiental em Cachoeiro de Itapemirim, Bruno Ravaglia, comenta que a campanha integra as ações da empresa para contribuir com a promoção da acessibilidade e reforçar a proteção da saúde da população durante a pandemia. ?Temos o compromisso de zelar pelo bem-estar e pela melhora da qualidade de vida e da saúde da população, e isso se faz não somente com investimentos nos serviços de água e esgoto, mas também com informação. Quanto mais pessoas alcançadas com os vídeos de orientação sobre as formas de prevenir a Covid-19, reforçamos a proteção contra o novo coronavírus?, diz o diretor.