Arquiteto faz imagens exclusivas do Pico do Itabira e impressiona - Jornal Fato
Cidades

Arquiteto faz imagens exclusivas do Pico do Itabira e impressiona

As imagens mostram as belezas da montanha de forma que muitos cachoeirenses nunca tiveram a oportunidade de ver


Quem é cachoeirense já deve ter se perguntado, alguma vez na vida, como é o ponto mais alto do Pico do Itabira. Para matar a curiosidade de muitos, o Arquiteto e Urbanista Thiago Barreto fez imagens aéreas da montanha por meio de drones.

O vídeo, divulgado no canal de YouTube do empresário (Takes Drone), tem sete minutos, mostra vários ângulos da pedra, e impressiona com as belezas naturais do Pico. 

"São imagens exclusivas de como é o cume. Eu gostaria que esse vídeo chegasse a mais cachoeirenses, que só conhecem o Itabira de longe. O Itabira é um importante ícone da paisagem de Cachoeiro de Itapemirim e compõe uma cadeia de montanhas", comenta.

 

Gravação

De acordo com Thiago, ele e uma equipe fizeram a gravação do vídeo no dia 25 de maio. O dia estava nublado e ventava forte.

"Após passar por uma fábrica de doces lá perto, o caminho foi ficando mais difícil. Com a autorização do proprietário da fazenda fomos de carro até um ponto que deu. Depois, seguimos a pé até um local onde pude preparar o voo. O vento ainda estava um pouco forte, mas com muito cuidado e fazendo todas as calibrações e teste no equipamento decolamos até o topo deste imponente maciço rochoso de aproximadamente 600 metros", conta.

 O arquiteto fala dos fatos curiosos sobre o Itabira. "Registramos de pertinho aquilo que os cachoeirenses conhecem de longe, detalhes belíssimos. Perguntamos-nos: o que tem lá em cima? São Muitas histórias que contam sobre o Pico", menciona.

Ele fala sobre uma em que se conta que no seu interior existe muito ouro, e que americanos tinham o interesse de comprar o Pico do Itabira e cortá-lo para retirar esse ouro. "Segundo um morador local, no lugar construíram uma réplica em concreto armado com uma escada interna que dá acesso ao topo".

No dia 22 de junho vai completar 72 anos, que, durante 15 dias, os alpinistas Índio do Brasil Luz, Júlio Maria Veiga de Freitas, Reinaldo Behnken, Reynaldo dos Santos e Silvio Joaquim Mendes, todos escaladores do CERJ, tradicional clube de montanhismo do Rio de Janeiro, se entregaram à audaciosa empreitada de conquistar os 600metros do Pico.

"A pedra também foi conquistada por alpinistas cachoeirenses como meu tio Kinkas, um experiente montanhista morador do bairro Coronel Borges", revela Thiago.

 

O Pico do Itabira

O Pico do Itabira é uma formação rochosa localizada no município de Cachoeiro de Itapemirim, no sul do Espírito Santo. Seu formato se assemelha a um dedo indicador apontado para o céu. Com cerca de 700 metros de altura, seu nome vem do tupi-guarani e significa "pedra empinada" ou "pedra brilhante".

O pico faz parte do Complexo Paraíba do Sul, de idade proterozoica. Na sua composição, encontram-se principalmente granito, gnaisse e mármores, com formação do tipo batólito.

Os sinais de erosão são nítidos, com rochas decompostas formando solos de maior profundidade. Em alguns pontos, há córregos que cortam pequenas várzea.

 

Sobre Thiago

Thiago é arquiteto urbanista, piloto de Drone e cachoeirense, atualmente mora na Grande Vitória mas ama Cachoeiro.

Seu canal no Youtube já possui mais de 60 vídeos dentre eles um por título " Águas entre Pedras" que mostra a situação caótica vivida pelo Rio Itapemirim em um momento de extrema seca que passou 2017.

Ele utiliza um Drone DJI Phantom 4 PRO equipamento profissional devidamente regularizado e habilitado para voos.

Comentários