Cordelista Tião Simpatia é atração do Agosto Lilás em Cachoeiro - Jornal Fato
Cidades

Cordelista Tião Simpatia é atração do Agosto Lilás em Cachoeiro

Na programação, também haverá caminhada e passeio turístic


O artista cearense dará palestra, no próximo dia 23, e show, em 24 de agosto - Foto: PMCI

A Ronda de Apoio à Família (Rafa) da Guarda Civil Municipal (GCM) vai promover em Cachoeiro de Itapemirim uma série de ações alusivas ao Agosto Lilás, movimento criado com o objetivo de comemorar a Lei Maria da Penha - que completa 13 anos em 2019 - e, com isso, conscientizar a população sobre a violência contra o público feminino.

Dentre outras atividades, o evento terá a roda de mulheres "Mulher de Fases, Mulher de Luta, Mulher de Lei", que está agendada para 24 de agosto, a partir das 8h, no auditório da escola municipal Zilma Coelho Pinto, no bairro Ferroviários. As inscrições para participar podem ser feitas pela internet, por meio do endereço eletrônico https://capacita.cachoeiro.es.gov.br/inscricao/inscrever/3637.

Na programação, também haverá caminhada e passeio turístico. O ponto alto será a presença do artista cearense Tião Simpatia, que dará palestra na Faculdade Multivix (bairro Monte Belo), no próximo dia 23, às 19h, e um show no Teatro Municipal Rubem Braga (bairro Guandu), no dia  24, também às 19h, com entrada gratuita. 

Cantor, compositor, repentista, cordelista e arte-educador, ele ganhou projeção nacional ao produzir trabalhos voltados para o combate à agressão às mulheres, como os CDs "A Lei Maria da Penha" (2007) e "Maria da Penha-Mulher de Lei" (2008) e o DVD "Mulher de Lei" (2010). Já se apresentou, em diversas ocasiões, ao lado de Maria da Penha Maia Fernandes, inspiradora da Lei Maria da Penha (nº 11.340/2006).

Por conta de sua abordagem a esse tema, Simpatia também já foi convidado a vários programas de rádio e televisão. "Altas Horas", "Mais Você" e "Encontro com Fátima Bernardes", da TV Globo, estão entre eles.

Além disso, em 2014, foi contratado pela Secretaria de Educação de Teresina, no Piauí, para apresentar a Lei Maria da Penha em Cordel na rede municipal para alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.

"A importância do Agosto Lilás na cidade, que marca o enfrentamento à violência doméstica, está na oportunidade que temos para divulgar aos cachoeirenses, da maneira mais ampla possível, o trabalho desenvolvido pela Ronda de Apoio à Família e, principalmente, para orientar os moradores sobre a Lei Maria da Penha, que faz aniversário neste mês. Por tudo isso, convidamos à população a comparecer em nossas atividades", ressalta a coordenadora do projeto Rafa, Denise Marçal Koppe.

"A Rafa é um projeto pioneiro, que foi criado na atual gestão para estarmos em conjunto com demais órgãos e segmentos da sociedade que trabalham a questão da violência contra a mulher, com o objetivo principal de oferecer atendimento a este público. E este mês é uma ocasião oportuna para abordarmos e refletirmos este tema de maneira ampla", destaca o secretário municipal de Segurança e Trânsito, Ruy Guedes Barbosa Júnior.

Rafa

Criado com o objetivo de atender as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, a Rafa teve início em maio de 2017 e já realizou centenas de visitas. Além do atendimento ligado à questão da violência, com base na Lei Maria da Penha, são avaliados os fatores indiretos, como dificuldade financeira e problemas psicológicos.

Por meio do projeto, também são feitas visitas a escolas, onde, através dos gestores e profissionais, busca-se identificar a violência dentro dos lares das famílias dos alunos. 

A Guarda atua em parceria com as demais forças de segurança locais, com o Poder Judiciário, a Delegacia de Atendimento à Mulher, a Defensoria Pública e as secretarias municipais de Desenvolvimento Social (Semdes) e de Saúde (Semus).

Denuncie

O 5º lugar no mundo no ranking de violência doméstica é ocupado pelo Brasil. Segundo dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tramitam no Judiciário cerca de 900 mil processos sobre o tema, sendo 10 mil deles sobre casos de feminicídio (crime de morte envolvendo uma mulher pelo fato de ser mulher). Por dia, 15 mulheres são mortas no país, segundo dados da Secretaria de Governo do governo federal e nem todos os casos chegam à polícia.

Os canais de denúncia são a Delegacia de Defesa da Mulher de Cachoeiro - (28) 3155.5082 - e a Secretaria de Políticas para as Mulheres - 180 - que é anônima e gratuita e está disponível 24 horas, em todo o país.

Confira a programação

17 de agosto
4ª Caminhada Agosto Lilás
Local: Pedra da Penha, distrito de São Vicente
Horário: saída às 6h, do portão da sede da GCM, na Ilha da Luz, e retorno às 15h
Público: mulheres assistidas pela Rafa e voluntárias do projeto

23 de agosto
Palestra com Tião Simpatia
Local: Faculdade Multivix, bairro Monte Belo
Horário: 19h às 20h
Público: alunos da instituição e convidados

24 de agosto
Roda de Mulheres "Mulher de Fases, Mulher de Luta, Mulher de Lei"
Local: auditório da escola municipal Zilma Coelho Pinto, bairro Ferroviários
Horário: 8h às 11h30
Inscrição: https://capacita.cachoeiro.es.gov.br/inscricao/inscrever/3637

Palestrantes e temas: 

- Maria Elvira Tavares Costa
Formada: Administradora, com pós em Psicodrama e Psicopedagogia. (Contadora de Histórias)
Tema: Mulher: A Força Está Em Você

- Ângela Bravo Espinoza Huguiním Légora
Formada em Assistente Social, Psicóloga, Bacharel em Teologia
Tema: Formação intrapsíquica (fases de Formação da personalidade)

- Elisangela de Oliveira
Formação: Teologia, Pós graduada em defesa pessoal
Tema: O papel da mulher inserida na segurança pública e seus desafios no dia a dia

- Juliana Veronez Passabom
Formação: Advogada e coordenadora da comissão da OAB de direitos humanos de Cachoeiro de Itapemirim
Tema: Aspectos Jurídicos - Mulher

- Márcia Cristina Fonseca Bezerra
Formação: Administradora e Secretária Municipal de Desenvolvimento Social
Tema: As políticas públicas oferecidas no âmbito municipal para a mulher

Encerramento: Momento Cultural - Dupla Liloh


City tour do projeto "Doce terra onde eu nasci" (da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo)
Passeio com visitantes que participarão dos eventos da Rafa em pontos turísticos de Cachoeiro
Saída do Museu Ferroviário Domingos Lage (antiga estação), na Linha Vermelha
Horário: 13h às 15h

Tião Simpatia Show
Local: Teatro Municipal Rubem Braga
Horário: 19h às 21h
Entrada franca

Comentários