Extensão do Pronto Atendimento Infantil no Aquidaban é aberta - Jornal Fato
Cidades

Extensão do Pronto Atendimento Infantil no Aquidaban é aberta

Contratado pela prefeitura e prestado pelo Hifa, o serviço já funciona e vai atender todos os dias


Foto: Márcia Leal/PMCI

Uma solenidade promovida na manhã desta quarta-feira (12), no prédio do futuro hospital materno infantil do Aquidaban, em Cachoeiro de Itapemirim, marcou a abertura da unidade de extensão do Pronto Atendimento Infantil (PAI).


Contratado pela prefeitura e prestado pelo Hospital Materno Infantil Francisco de Assis (Hifa), o serviço já está em funcionamento, atenderá todos os dias - das 7h às 19h - e será referência para quem mora do lado esquerdo do rio Itapemirim, em bairros como Village da Luz, Novo Parque, Nossa Senhora da Penha o próprio Aquidaban.


Na ocasião, estiveram presentes o prefeito Victor Coelho, o presidente do conselho deliberativo do Hifa, Winston Roberto Machado, os secretários municipais Paulo Miranda (Governo) e Luciara Botelho (Saúde), além de autoridades e outros convidados.


"Temos intensificado nosso empenho em prol da saúde infantil, e essa parceria com o Hifa tem sido fundamental para melhorarmos, ainda mais, o serviço clínico prestado às crianças do município, oferecendo a elas, principalmente, mais conforto, mais acolhimento", destacou o prefeito.


"Quando assumimos a Secretaria Municipal de Saúde, a atual gestão nos recomendou, como uma das pautas prioritárias para a pasta, respeitar os cidadãos, sobretudo as crianças. E este esforço em conjunto com o Hospital Infantil, que se resultou nesta unidade, é mais uma prova de que estamos buscando atender à recomendação da administração", acrescentou Luciara.


"Agradecemos à prefeitura pela viabilização deste espaço, que será essencial para atendermos à demanda atual do PAI, que cresceu bastante, recentemente", complementou o presidente do Hifa.

Local já agrada usuários dos serviços
Moradora do bairro Novo Parque, Roberta Silva de Oliveira foi uma das primeiras pessoas a utilizar os serviços da nova unidade. Ela esteve lá, pouco antes da solenidade de abertura, para levar o filho Samuel da Silva Amorim, de apenas seis meses de idade, para uma consulta médica. "O espaço ficou muito bom e o atendimento é excelente. Gostei da localização", disse.

Capacidade para atender até 50 crianças por dia
A extensão, que vai funcionar por três meses, a princípio, tem capacidade para atender entre 40 a 50 crianças por dia. Vinte e cinco funcionários e dois médicos vão garantir a assistência a crianças de 0 a 12 anos, em casos que demandem atendimento imediato, pela gravidade da situação.


A medida foi necessária como estratégia para reduzir filas e tempo de espera no Pronto Atendimento Infantil (PAI), no bairro Sumaré, que tem capacidade para atender entre 120 e 140 crianças por dia e, no entanto, nos últimos meses, chegou a registrar número superior a 250 pacientes, devido ao crescimento de casos de infecções virais, dengue e doenças respiratórias.


Depois das 19h, a orientação é que os pais da região contemplada pela extensão do PAI busquem atendimento na unidade do bairro Sumaré. 

Quando procurar o Pronto Atendimento Infantil (PAI):
- Casos de emergência (situação crítica e atendimento imediato), como hemorragia, parada cardiorrespiratória, crise convulsiva.
- Casos de urgência (atendimento em curto prazo), como luxação, torção, fratura grave e dengue.

 

Comentários