Prefeito exalta transparência e controle em Itapemirim - Jornal Fato
Cidades

Prefeito exalta transparência e controle em Itapemirim

Thiago Peçanha apresentou códigos de conduta do fornecedor e ética dos servidores


O prefeito de Itapemirim, Thiago Peçanha (PSDB), apresentou ontem duas leis que visam dar transparência a procedimentos administrativos. Trata-se dos códigos de conduta do fornecedor e ética dos servidores, que amplia, principalmente, os critérios para a comprovação idoneidade de ambos antes da contratação.

A solenidade, realizada na manhã de ontem, reuniu autoridades municipais e estaduais no auditório da Escola Municipal Narciso Araújo. A nova legislação integra programa chamado "Integra Itapemirim", sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Integridade Governamental e Transparência.

Segundo o secretário Luiz Henrique Abaurre, foram muitos os desafios enfrentados na moralização da gestão por meio destes mecanismos de controle e transparência. Segundo ele, os códigos tornam Itapemirim a primeira cidade do país a estabelecer por meio de Lei Ordinária, projetos como a "ficha-limpa administrativa" para empresas e servidores que tiverem vínculos com o Poder Executivo local.

Thiago Peçanha destacou que, com todas as ações para moralizar a gestão, hoje é possível ver os resultados dos recursos que chegam ao seu destino de fato. "Estas ações, geraram a possibilidade de conseguir, hoje, estradas sendo revitalizadas através de mão-de-obra própria, sem a necessidade de se contratar empresas para essa finalidade, como é o caso da Rodovia Rafael Vale dos Reis, em Campo Acima, e as ruas Leopoldino Rocha e Emílio Rohr, em Itaipava", explica.

 

Política

Também participaram do evento os deputados estaduais Marcos Mansur, Janete Sá e José Esmeraldo, além do federal, Lelo Coimbra.

Os discursos dos três, aliados do prefeito, teve ponto em comum: ressaltar a "transparência e ética da atual gestão" em contraposição com as denúncias de corrupção que culminaram com o afastado do titular do cargo, Luciano Paiva, há mais de um ano.

"O povo já não aceita o rouba, mas faz", disse Janete Sá. "Estas leis trazem transparência e controle e Itapemirim precisa disso", complementou Lelo Coimbra.

Comentários