Prefeitura e Senar promovem alfabetização de adultos em Marataízes - Jornal Fato
Cidades

Prefeitura e Senar promovem alfabetização de adultos em Marataízes

Cerca de 16 moradores estão frequentando as aulas que têm duração de três meses


A Prefeitura de Marataízes por meio da Secretaria de Assistência Social, Habitação e Trabalho em parceria com Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), está promovendo na localidade de Jacarandá, interior de Marataízes, um curso de alfabetização para adultos.

Cerca de 16 moradores decidiram aprender a ler e escrever, visando ações cotidianas como "pegar" um ônibus, fazer compras, ler a bíblia, mas, principalmente, ter independência de ir e vir sem ter que pedir ajuda.

As aulas foram iniciadas nesta semana pela professora do Senar, Michelle Pires, e acontecem na varanda da moradora, Sebastiana de Souza Silva, de 55 anos, alfabetizada no ano passado durante o curso oferecido pela prefeitura na Escola Nagib Meleipe, no Bairro Santa Teresa.

"O que é bom para a nossa vida queremos para o próximo. Temos muitos adultos que não puderam estudar quando mais novos e hoje vejo que falta faz saber ler e escrever. Minha casa está à disposição para outros cursos, estou muito feliz em poder ajudar meus vizinhos e amigos." Diz ela.

O curso é noturno com duração de três meses, carga horaria de quatro horas, sendo três vezes por semana, a princípio. Todo material didático e a professora são disponibilizados pelo Senar.

O Secretário de Assistência Social, João Antônio Neto e a Diretora de Trabalho, Solane Porto estiveram na noite desta terça-feira (15) na localidade para dar as boas-vindas aos alunos.

"Uma alegria muito grande ter essa turma com disposição depois de um dia cansativo de serviço. Se estão aqui é porque vale a pena. O aprendizado da leitura nos faz ver o horizonte de uma forma diferente. Tudo é possível através do conhecimento e a leitura vai ser útil para todos vocês. Em nome da prefeitura queremos agradecer a dona Sebastiana que teve essa oportunidade e hoje abre as portas da sua casam para que outros também possam estudar. Espero que todos sejam perseverantes." ressalta o secretário de Assistência Social João Antônio Neto.

Um dos pedidos feitos ao secretário e à diretora de trabalho é que outros cursos possam ser ofertados para a comunidade. A Secretaria pretende contratar cursos em breve e prevê novas turmas de alfabetização para a localidade.

Comentários