Produtores de Mimoso do Sul acumulam prêmios nacionais de bovinos leiteiros - Jornal Fato
Cidades

Produtores de Mimoso do Sul acumulam prêmios nacionais de bovinos leiteiros

Os produtores já acumulam diversos prêmios em eventos nacionais, como os mais recentes na 17ª Megaleite 2022, em Belo Horizonte, MG


- Foto Divulgação/Incaper

Os produtores José Luiz Vivas e Bruno Espíndula Vivas, respectivamente pai e filho, de Mimoso do Sul, são destaques nacionais no trabalho de melhoramento genético de bovinos leiteiros das raças Gir e Girolando, com Cruzamento Sob Controle de Genealogia (CCG). Eles já acumulam diversos prêmios em eventos nacionais, como os mais recentes na 17ª Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite) 2022, em Belo Horizonte, ocorrida entre 15 e 18 de junho. Os capixabas do Criatório Girolando Vivas conquistaram o 1° lugar de Melhor Criador e Expositor CCG ½ Girolando do ranking nacional da Associação Brasileira dos Criadores de Girolando, 1º Melhor Criador CCG ½ Sangue e 2º lugar de Melhor Expositor CCG ½ Sangue da Megaleite 2022.

Também neste ano, os produtores participaram da 1ª Exposição Regional Girolando Sem Fronteiras, em Leopoldina, Minas Gerais, e conquistaram o total de 18 prêmios nas categorias de: Campeã bezerra júnior; Reservado bezerra Sênior; 3ª Melhor bezerra sênior; Campeã novilha mirim; Melhor fêmea jovem; Campeã vaca 3 anos júnior; Reservada campeã vaca 3 anos júnior; Campeã vaca 3 anos sênior; Reservada campeã vaca 3 anos sênior; Campeã vaca adulta; Reservada campeã vaca jovem; 3ª Grande campeã CCG ½ ; Melhor progênie de pai; Melhor progênie de mãe; 3ª Melhor progênie de pai; 3ª Melhor progênie de mãe; Melhor criador CCG ½; e Melhor expositor CCG ½.

O extensionista e coordenador do escritório local do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) de Mimoso do Sul, Wescley Henrique Marion, relembrou que no passado o município era um grande importador de vacas leiteiras de outros estados. Com o passar dos anos, os produtores de Mimoso do Sul investiram no trabalho de melhoramento genético do rebanho e hoje se dedicam à produção de leite e à produção e comercialização de genética para outros municípios do Espírito Santo e outros estados brasileiros.

"Esses produtores que são destaques nacionais com premiações já foram assistidos pelo Incaper de Mimoso do Sul no passado, nas áreas de planejamento forrageiro, gestão da atividade, manejo de fertilidade de solos e de pastagens. Por se tratar de médios produtores, contam também outras fontes de Assistência Técnica nas áreas de controle e melhoria da qualidade do leite, manejo reprodutivo e entre outros. É uma imensa satisfação acompanhar toda a trajetória de crescimento e sucesso", disse Marion.

"As premiações trazem uma visibilidade importante para o município e o Estado. Levamos as bandeiras de Mimoso do Sul e do Espírito Santo para destacar o nosso potencial. É sem dúvidas também uma visibilidade de mercado uma vez que outros produtores passam a conhecer a qualidade de nosso gado que é de primeira. O Incaper tem grande importância na nossa atuação, com o incentivo para trabalhar com genética melhorada e muitos outros. Está lado a lado nas exposições e também sempre discutindo as técnicas de produção", destacou o produtor José Luiz Vivas.

 

Histórico de premiações

Um dos primeiros destaques do Criatório Girolando Vivas foi em 2019, na 16ª Exposição Brasileira do Agronegócio do Leite (Megaleite), uma das maiores exposições nacionais da raça girolando, realizada em Belo Horizonte, em Minas Gerais. A bezerra Vanuza FIV Toyota Vivas conquistou o prêmio de 4ª Melhor Bezerra Mirim Nacional, título concorrido com criadores especializados da raça girolando de diversas regiões do Brasil.

Em 2021, o Criatório dos produtores José Luiz e Bruno conquistou o prêmio de Melhor Expositor CCG 1/2 sangue na II Exposição Virtual de Oliveira, evento que reuniu criadores de estados como: Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, São Paulo, Goiás e Sergipe. Participaram dessa exposição um total de 241 animais em provas de julgamento e o criatório capixaba obteve a melhor nota dentre todos os produtores concorrentes, ficando em 1º lugar e com o título de Melhor Expositor.

Comentários