Trilhos da linha férrea são furtados em Vargem Alta - Jornal Fato
Cidades

Trilhos da linha férrea são furtados em Vargem Alta

Cerca de 300 metros dos trilhos da ferrovia foram arrancados.


- Foto: Divulgação.

A Prefeitura de Vargem Alta divulgou neste sábado (23) que criminosos estão furtando trilhos da linha férrea no município de Vargem Alta. Segundo informações do município, o crime foi denunciado por meio de um boletim de ocorrência, na sexta-feira (15). Cerca de 300 metros dos trilhos da ferrovia foram arrancados.

Os trilhos furtados ficavam na região de Guiomar, no trecho que liga a comunidade de São Benedito, interior do município, a cerca de oito quilômetros do Centro da cidade. A Prefeitura afirma que as marcas são recentes, o que mostra que os criminosos furtaram há pouco tempo. Sobras de solda foram deixadas no local.

Ainda de acordo com a Prefeitura, "Tudo indica que é uma quadrilha especializada que está praticando este crime pela região. Provavelmente a operação é realizada à noite e o local é afastado de residência e de fácil acesso. A Prefeitura está tentando todos os caminhos viáveis para que esse patrimônio não seja destruído".

Na segunda-feira, dia 11 de julho, o prefeito de Vargem Alta, Elieser, esteve em Brasília, junto com uma comitiva de representantes de outros municípios, onde protocolaram pedido de cessão de trechos da antiga via férrea Leopoldina.

"É triste e lamentável ver uma situação dessa. Estamos lutando, desde que assumimos a gestão municipal, para não perder esse patrimônio que faz parte da história de nosso município. Participamos de diversas reuniões, buscando apoio para a causa, nos unimos com os demais municípios por onde os trilhos passam, fomos a Brasília neste mês buscar uma solução no Ministério da Infraestrutura. Esse patrimônio precisa ser preservado", afirmou o prefeito, Elieser Rabello.

A Prefeitura, além de registrar o boletim de ocorrência, entrou em contato com a concessionária que administra o trecho da ferrovia informando o ocorrido.

 

A Ferrovia

A malha ferroviária que corta, em parte, o município de Vargem Alta, foi projetada para estabelecer a ligação entre a capital, Vitória, e a região sul do Estado, a principal em produção cafeeira ao final do século XIX. O início de sua construção data de 1892, tendo seu primeiro trecho ficado pronto em 1895, ligando Vila Velha (ponto inicial) a Viana, tendo sido o segundo traçado completado até Cachoeiro de Itapemirim em 1910.

 

Atualmente, essa ferrovia centenária atravessa os municípios de Vila Velha, Cariacica, Viana, Domingos Martins, Marechal Floriano, Alfredo Chaves, Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Atílio Vivacqua, Muqui e Mimoso do Sul, ao longo de serras e vales compostos por paisagens de grande potencial turístico. Seja pelo seu longo tempo em atividade, pelos locais belíssimos por onde passa e pelo seu papel na formação histórica do Espírito Santo, ela ajuda a compor a identidade do Estado. Configura como lugar de memória, constituindo-se em patrimônio cultural.

Comentários