Minhas vendas caíram, e agora? - Jornal Fato
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Minhas vendas caíram, e agora?

As vendas deram uma caída nesse momento tão instável e você não sabe mais o que fazer para se manter ativo?



As vendas deram uma caída nesse momento tão instável e você não sabe mais o que fazer para se manter ativo? O primeiro passo é respirar fundo e tentar olhar o que está acontecendo de forma racional e não emocional.


O mundo inteiro está abalado, sendo prejudicado, mas o que você precisa ter em mente é que o dinheiro não sumiu.Ele está no mesmo lugar de sempre, o que mudou foi o comportamento de compra de seus consumidores e é isso que você precisa atacar.Não é hora para desespero. É o momento para colocar as ideias para funcionar.Como sou um profissional atuante no empreendedorismo digital, eu sei que essa ferramenta é poderosa, sendo uma alternativa incrível para fazer seu negócio voltar a faturar.Separei alguns tópicos que será necessário ter em mente nesse momento.Anote tudo!


Passo 1 - É preciso se manter positivo!

Não quero que você esqueça o momento que estamos vivendo e tente vender a qualquer custo, até porque, não serão todos os produtos que terão saída, mas você precisa manter o ar otimista.Acredite, essa fase vai passar, não irá durar a vida inteira e só vai sobreviver os negócios que souberem se adaptar.Se desesperar é a pior coisa que pode acontecer nesse momento.

O desespero levará com que você tome atitudes erradas e isso irá prejudicar, ainda mais o andamento de sua empresa.A hora é de agir com inteligência e encontrar saídas úteis para resolver problemas. Para isso, você precisa estar calmo e com a mente aberta. É dessa forma que você conseguirá visualizar melhoras possibilidades.


Passo 2 - Sua empresa já vende online?

O que aconteceu é que a forma de consumo precisou mudar em poucas semanas, então, se antes seus clientes iam até sua loja, agora eles precisam de outras formas para comprar de você.Crie um ambiente virtual, valorizando seus seguidores e ofertando produtos que o ajudem, de verdade, nesse momento.Imagine que suas redes sociais acabaram de virar uma filial de sua loja física e partir de agora, é preciso investir esforços ali. Coloque sua equipe para administrar remotamente.Você já deveria estar fazendo isso antes, mas agora é FUNDAMENTAL!

Passo 3 - Crie formas diferenciadas de vender

A forma de vender, empurrando a qualquer custo, acabou. Seus clientes já percebem isso.Há algum tempo e principalmente, no momento de crise que passamos hoje, precisamos de humanidade e de vender pensando em ajudar.Conheça seus clientes, entenda a sua rotina e ofereça produtos e serviços que somem.

Passo 4 - Busca estratégias para se diferenciar em meio a crise 

No momento em que estamos passando, a palavra empatia é a que deve estar na sua mente e em de toda a sua equipe. É hora de avaliar as necessidades de seu cliente com profundidade.Procure entender:

Quais são os problemas que seu produto pode resolver?
O que seus clientes mais precisam nesse momento?
Qual produto, realmente, terá saída no cenário que estamos?
Quanto de desconto você consegue dar?

Esse momento não podemos focar apenas em lucros, temos que criar uma relação de confiança mútua!Tem muitas empresas tentando vender desesperadamente, a qualquer custo e sem pensar no bem-estar de seus clientes. Não é a hora para isso.Outro ponto importante, mesmo que você não faça isso, entregue os produtos comprados na casa de seu cliente.Busque a melhor forma de fazer essa logística!

Passo 5 - Mantenha um canal de comunicação aberto

Esse momento é ímpar, todos estamos em casa, ligado nas redes sociais e querendo interagir. Logo, é melhor forma de conseguir se conectar a seus clientes.Muitos deles estão precisando apenas de conforto, atenção e um encorajamento da situação. Você tem como usar suas redes sociais para isso.Que tal dedicar um tempo para essa interação?Todo mundo está muito mais aberto a conversar, trocar experiências, ver lives e seguir orientações. Se você está disposto a criar esse canal de conexão, quando tudo isso acabar, você terá um público fiel.

Passo 6 - Voucher, promoções e descontos 

Para manter seu caixa girando, você pode pensar em alternativas de venda de vouchers, onde o cliente pode fazer a retirada pessoalmente quando a loja voltar a abrir.Pode dar descontos e fazer promoções especiais para venda online. E isso acabará doutrinando seu cliente a começar a aprender sobre consumo online.No futuro, sua empresa poderá ter dois canais de venda: O presencial e o online. Ou seja, duas formas de faturamento!
Gostou das dicas?

Espero que eu tenha conseguido clarear as coisas nesse momento tão completo.
Até a próxima!


Cleiton Martins Especialista em vendas online Consultor Estrategista de Negócios Digitais

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