Cotidiana violência contra a mulher - Jornal Fato
Colunistas

Cotidiana violência contra a mulher


Feliz aniversário, bela empresária Joseane Bettio, titular da Sorelle Interiores!
 

Parabéns, jornalista Denise Vieira!
 

Espaço Regina Monteiro, vem pra loja Plus Size mais completa do Sul do Estado!
 

A primavera fica mais iluminada com as belas de Cachoeiro
 

A querida nutricionista Maria Amélia Grafanassi Moreira curtiu as belas paisagens do Chile
 

Jornal FATO 28-10-2017

 

Cotidiana violência contra a mulher

 

O noticiário do cotidiano na região sul do Espírito Santo apenas comprova o acerto e a necessidade do Movimento de Combate à Violência contra as Mulheres, que chama cada um dos capixabas a assumir sua parcela de responsabilidade.

 

O machismo cultural tem matado tanto que o estado figura na vergonhosa quinta posição no ranking estadual deste tipo de violência.

 

Neste início de semana, dois casos bárbaros se somam a esta estatística cruel no sul do Espírito Santo. Em Vargem Alta, uma mulher foi morta a facadas e o corpo foi escondido no porta-malas do próprio carro. O acusado pelo crime é o marido, que se matou dois dias depois.

 

Em Cachoeiro, uma vendedora foi perseguida no trânsito, atropelada e morta pelo ex-marido, no bairro onde morava. O criminoso já foi identificado, mas fugiu.

 

Assim como essas duas, outras 100 já foram mortas no Espírito Santo apenas neste ano. Mudam-se os nomes de vítimas e algozes, mas não o sexo a razão da violência. A dominação e o sentimento de posse dos homens em relação às mulheres. 

 

A cultura machista e patriarcal, que, em resumo, atribui preponderância ao sexo masculino, com direitos e liberdades não concedidos às mulheres, não é exclusividade capixaba. A sociedade brasileira é assim.

 

Equalizar esse problema é trabalho que o governo sozinho, já reconheceu o governador Paulo Hartung a lançar o movimento, não dá conta. Basta ver que em muitos casos extremos como os citados, os agressores são identificados e presos, mas nem isso tem inibido a repetição da violência.

 

Ao Estado cabe priorizar políticas públicas de combate à discriminação de gênero e investir recursos para melhoria no aparato protetivo e repressor. Porém, não adianta a sociedade cobrar as autoridades pedindo exclusivamente a punição aos agressores.

 

O combate à violência contra a mulher baseada no gênero necessita de adesão coletiva. Só a reeducação social será capaz transformar este cenário sociocultural.

(Wagner Santos, diretor executivo do Jornal FATO)

 

"Se me contar eu falo pro mundo!!!"

 

Até quando?

Tristes acontecimentos marcaram a semana, como a onda de violência contra as mulheres. A presidente do Conselho Municipal do Direito da Mulher, a escritora Marilene Depes, concedeu inúmeras entrevistas falando sobre o tema. Ela sabe o que diz.

 

Despedida

Outro fato triste que marcou a semana foi o falecimento do vereador Sebastião Gomes, o querido Buiú. Como era estimado por todos! Descanse em paz, amigo.

 

Antônio Geraldo

Há atitudes que renovam a nossa fé na humanidade. O radialista Antônio Geraldo assumirá a vaga deixada pelo vereador Sebastião Gomes, o Buiú, na Câmara Municipal. Em respeito à memória do estimado Buiú, o mais novo vereador da Câmara Municipal de Cachoeiro decidiu manter a equipe do ex-colega por algum tempo, até que as pessoas possam se equilibrar. Isso é honradez! Parabéns!

 

Joseane Bettio

A bela empresária Joseane Bettio, titular da Sorelle Interiores, comemora neste domingo, dia 29, mais um ano de vida plena, feliz e de muito sucesso. À querida amiga/parceira, nossos votos de muita felicidade!

 

Franklin Martins e Magali Dutra Martins

Os bacanérrimos Franklin Martins e Magali Dutra Martins recebem hoje, em seu sítio, alguns casais amigos para petit comité.

 

Dr Jeferson Ribeiro - Mila Albano

O glamoroso casal Dr Jeferson Ribeiro - Mila Albano foi a São Paulo para curtir o show da banda irlandesa U2. Aproveitaram para dar um rolé na terra da garoa. Tudo de bom!

 

Helinho Sampaio

O grande músico Helinho Sampaio está entusiasmado com o seu novo projeto. Ele começará a lecionar violão na Asteca, uma entidade que ensina música, teatro, dança, yôga e muito mais! Vale conferir, amigos.

 

Bonitona 

Você, bonitona Plus Size, está esperando o quê para visitar o Espaço Regina Monteiro - Moda Plus Size e conhecer a nova coleção Primavera-Verão? As peças estão lindíssimas! O Espaço Regina Monteiro fica aberto das 9h às 18h30 e está localizado à Rua Dom Fernando, 61, Bairro Independência (em frente à entrada lateral da Matriz Velha). Telefone (28) 3027-0155.

 

 

 


Comentários