Eu escolhi ser de Letras! - Jornal Fato
Colunistas

Eu escolhi ser de Letras!


Muitas pessoas já me procuraram e me perguntaram o motivo de eu ter escolhido o curso de Letras. A resposta é bem simples: eu sempre gostei de artes, e o mais próximo de artes que eu encontrei na minha cidade foi Letras. Então, embarquei de cabeça.

 

Com o decorrer do tempo de curso aprendi muita coisa e, o mais importante, tive conhecimento de que Letras pode abrir muitas portas, em várias áreas. "Ah, mas Letras não é só para dar aula?". Definitivamente, não. Hoje, sou jornalista graças ao curso que escolhi fazer.

 

Saindo do campo da docência, o formado em Letras pode ser editor, revisor e produtor de textos, assessor, pesquisador, colunista social, autor de material didático, escritor, dramaturgo e, até mesmo, um grande profissional do jornalismo. É uma gama de profissões, que se pesquisar a fundo, você poderá perceber e ter a consciência de que o curso pode te levar muito, muito longe.

 

Certamente, é um curso que eu recomendo e que eu faria de novo. Porque esta é uma trajetória que nos proporciona reflexões sobre assuntos como a língua, discurso, texto, literatura, questões sociais, cultura, dentre muitas outras coisas. É um curso que lhe permite conhecer de tudo, abrir a mente e saber sobre muita coisa. Letras é língua, cultura, história, filosofia, psicologia, sociologia. É tudo isso!

 

Ademais, é uma formação que te ajuda a lidar melhor e mais facilmente com as pessoas. A se comunicar e escrever com maior fluidez.

 

Toda e qualquer forma de conhecimento, pensamento, expressão e comunicação passa pela língua e linguagem. O campo é vasto, há infinitas possibilidades e o mercado de trabalho está sempre carente do profissional de Letras.

 

Formei-me em Letras Línguas Portuguesa e Literatura; um curso enriquecedor e apaixonante e o que se aprende nele se leva para toda a vida, sem dúvida.

 

Os formados em Letras são, geralmente, vistos como um ser estranho ou maluco, que escolheu fazer licenciaturas, estudar português e literatura, ser - pasmem! - professor.

 

É cada vez mais raro encontrar pessoas que escolheram esse curso, contudo, é bom esclarecer que a profissão de professor é tão nobre quanto exercer qualquer outro trabalho e é possível ganhar dinheiro sendo um, porém o primeiro passo é valorizar o "ganha-pão" do docente e reconhecer que ele tem o papel fundamental na vida de toda e qualquer pessoa.


Comentários