Cada vez mais empoderadas, mulheres conquistam espaço - Jornal Fato
Cultura

Cada vez mais empoderadas, mulheres conquistam espaço

Com a proximidade do Dia Internacional da Mulher, personagens reais mostram os desafios de conciliar trabalho e vida pessoal


Verônica e Natália são dois, dos milhares de exemplos do sucesso das mulheres na vida pessoal e profissional

O Dia Internacional da Mulher, comemorado na próxima segunda-feira, 8 de março, celebra o empoderamento e as conquistas femininas ao longo da história. Mais do que isso, reforça a importância de zelar e preservar os direitos já obtidos - com muito esforço, diga-se de passagem - e de garantir outros, como a equidade entre os gêneros no mercado de trabalho.

 

Nada melhor então do que aproveitar a data para homenagear e enaltecer as mulheres. Apesar de terem experiências diferentes de vida, muitas acabam dividindo pontos em comum. Elas administram o lar, têm filhos, marido e uma carreira profissional, enfrentando os desafios e dilemas que envolvem cada uma dessas escolhas.

 

A BRK Ambiental, em Cachoeiro de Itapemirim, é uma empresa que reúne várias mulheres com esse perfil. Com um quadro composto por 18% de profissionais do sexo feminino, a concessionária projeta um percentual ainda maior dentro de alguns anos ao implantar uma cultura empresarial que busca contratar, acolher, apoiar, valorizar e oportunizar crescimento às mulheres.

 

A analista operacional Natália Ribeiro Mathielo, de 35 anos, entrou na BRK bem jovem, aos 19 anos. Iniciou como estagiária do curso de Comunicação Social e passando a atuar na área de atendimento ao cliente. A efetivação veio logo e aconteceu seis meses depois.

 

Desde então, passou por diversos setores. Ela trabalhou no centro de apoio operacional, na área de educação ambiental e exerceu outras funções até retornar ao operacional e assumir o cargo atual, em 2011, para liderar uma equipe.

 

"Quando a gente faz faculdade a ideia é seguir nessa área. Essa era a minha perspectiva inicial. Mas as mudanças foram acontecendo, surgiram novos setores na empresa e fui me adaptando. Procurei me capacitar e dar o melhor de mim para melhorar a minha posição na empresa e hoje posso dizer que amo a área operacional. Estou exatamente onde gostaria de estar. Fico feliz em saber que o que eu faço tem importância, que a minha área é essencial para o funcionamento da empresa", comenta.

 

O trabalho na BRK Ambiental acompanhou diversas fases da vida de Natália. Foram nesses mesmos anos que ela se formou, casou, teve filhos e ficou viúva. Depois de 10 anos de casamento, a analista operacional se viu sozinha e com dois filhos para criar. E o pior: de uma hora para outra. Um verdadeiro choque, mas nada que impedisse Natália de seguir em frente.

 

"É claro que há dias em que bate o desespero. Tenho uma menina de 8 anos e um menino de 4 anos, diagnosticado com autismo (Transtorno do Espectro Autista -TEA). Às vezes penso que deveria me dedicar mais a eles. Mas tenho muito orgulho do meu papel de mãe e das minhas obrigações enquanto mulher e profissional. Nós geramos a vida. Somos o seio da família. Acredito realmente e espero que o futuro seja ainda melhor, de mais valorização para as mulheres. Que o mundo possa ver as mulheres como elas realmente merecem", opina Natália.

 

Outra que fez carreira na BRK Ambiental é a supervisora de suprimentos Veronica Aparecida de Almeida Bastos. Aos 43 anos, está na empresa há 26, onde começou como estagiária da área de Projetos, e diz não se imaginar trabalhando em outro setor que não seja o do saneamento. "Eu me identifiquei com o setor, poder contribuir com a qualidade de vida das pessoas é algo que me transformou. Trabalhei e me dediquei para que pudesse ter a oportunidade de ser efetivada. Contribuí e pude aprender com meus colegas de trabalho ao longo dos anos de atuação nas áreas operacional, comercial e administrativa", ressalta.

 

Graduada em Letras e em Engenharia Civil, Veronica afirma que ser mulher nos dias de hoje é algo desafiador. "A estrutura da sociedade já impõe algumas limitações para o desenvolvimento da mulher no mercado de trabalho. Mas ao mesmo tempo é gratificante olhar para trás e ver tudo o que construí com dedicação e persistência", diz.

 

Segundo a supervisora de suprimentos, ser mãe, esposa e ter uma carreira profissional exige muito da mulher. O caminho para atingir a realização e o reconhecimento profissional tende a ser mais longo e árduo. "Mas já temos vivenciado algumas mudanças nos últimos tempos e entendo que a tendência é de melhoria em longo prazo. Acredito que o reconhecimento profissional será alcançado quando a diversidade e a pluralidade, inerente ao ser humano, forem respeitadas e valorizadas. Na BRK sinto que estamos caminhando para um novo tempo, principalmente com as iniciativas corporativas que fazem ressignificar o ambiente de trabalho", defende.

 

Mãe de uma jovem de 18 anos e um adolescente de 13 anos, Veronica vê a filha, Anna Clara, seguir os seus passos profissionais. "Fiquei muito feliz quando ela optou por cursar Engenharia Civil. Foi uma decisão pautada nas experiências que ela acompanhou em minha carreira, pois sempre esteve presente na minha rotina de trabalho e durante a própria graduação. Espero que isso sirva de aprendizado para a carreira que ela iniciará. O mercado profissional ainda é competitivo e masculino, mas as organizações têm entendido que a mulher tem seu espaço e valor", diz Veronica.

 

Já a supervisora de Recursos Humanos Adriana Altoé Pigatti, de 39 anos, passou os últimos 19 anos na empresa. Também iniciou como estagiária da área operacional e foi conquistando o seu espaço. Apoiou as atividades do setor de manutenção de rede de água e depois de esgoto e passou pelas áreas de segurança e meio ambiente até ser transferida para a área de qualidade.

 

"Na época em que entrei na empresa, cursava Administração e pensava somente que seria uma oportunidade de adquirir conhecimento. Mas a BRK é um lugar onde muitos gostariam de estar. Ajudamos a transformar a vida das pessoas e isso é gratificante", afirma Adriana, que diz que a política da empresa de valorização feminina é muito importante.

 

"A área operacional ainda é dominada por homens. E conseguir espaço e respeito nesse ambiente ainda é um desafio. Mas é aí que entra a empresa, que com uma politica de diversidade tem permitido que as mulheres sejam colocadas em posição de destaque. Isso tem ajudado muito, nos empodera e nos dá força para continuar", elogia Adriana.

 

Para as filhas, de 10 e 7 anos, o desejo é que elas encontrem um panorama diferente no futuro. "Eu acredito que a realidade será melhor exatamente pelo o que estamos construindo hoje. Quero que elas sejam adultos felizes, capazes de lutarem pelos seus sonhos e pelo que desejam sem se deixarem vencer pelas barreiras do caminho", afirma.

 

Programa incentiva e valoriza a diversidade

A BRK Ambiental desenvolve o "DiversifiK", programa que teve início em 2018 e que promove ações relacionadas à diversidade em quatro frentes: Raça, PCDs, Gênero e LGBTQ+. Além disso, a concessionária é membro do movimento Equidade é Prioridade, do Pacto Global, se comprometendo a ter 30% de mulheres ocupando cargos de alta liderança até 2025

Comentários