Café Mourad's prepara seu retorno triunfal - Jornal Fato
Cultura

Café Mourad's prepara seu retorno triunfal

Confira os detalhes: "Tudo feito com muito amor, muito carinho e será um presente para Cachoeiro", conta Elias Mourad. 


- Foto: Higner Mansur

Após um período em que Cachoeiro de Itapemirim se viu órfão do seu tradicional café e ponto de encontro na praça Jerônimo Monteiro, uma boa notícia chega à cidade: O Café Mourad's prepara seu retorno triunfal. 

A decisão foi tomada logo após o fechamento, no ano passado, pelo irmão de Jorge Mourad, o médico Elias Mourad, depois de quase 30 anos de funcionamento. 

O local já havia sofrido com a enchente e em seguida veio a crise econômica causada pela pandemia do coronavírus, que pesou e as portas foram tiveram que ser fechadas. 

"Só vamos abrir definivamente quando acabar essa pandemia e for seguro o retorno do comércio", anuncia o médico e empresário. 

Infelizmente a cidade perdeu Jorge Mourads no ano passado.  Ele morreu no dia 23 de dezembro, após um infarto fulminante e o retorno já estava sendo planejado pela família. 

O empresário Jorge Abu Mourad, que foi dono do icônico café Mourad's, tradicional ponto de encontro de intelectuais, visitantes, políticos e classes cultural e artística capixaba, que funcionava no Centro era figura conhecida e respeitada em todo o Espírito Santo. Lá era também reduto de sírios, turco e libaneses que ajudaram a construir o sul do Espírito Santo.

 

O RETORNO

Desde janeiro deste ano, Elias Mourad já tinha o projeto arrojado, desenvolvido pelo arquiteto Gustavo Napolitano, filho do também arquiteto Nelson Napolitano que assinou o primeiro projeto ha 30 anos e garante: "será uma das cafeterias mais bonitas do estado, talvez do Brasil", revela. 

Entre os destaques, uma área interna no estilo indiano, mais reservada e mesas na frente. O tradicional balcão, onde operava o famoso Barbosa dará lugar a diversas inovações como uma delicatessen. Lá também serão servidos cafés e bebidas especiais, lanches e há planos de se ter pratos diários com diversas inovações, como ar condicionado central e um deck na porta e já há previsão de conter águas de possíveis chuvas e alagamentos. 

A decoração, degundo ainda o médico, será um espetáculo à parte com um letreiro luminoso, uma fachada, nova escada interna e placas de homenagens ao Jorge Mourad e à esposa do Dr. Elias Mourad. 

"Tudo feito com muito amor, muito carinho e será um presente para Cachoeiro", conta Elias Mourad. 

Comentários