Coletivo artístico capixaba faz exposição de fotografias online - Jornal Fato
Cultura

Coletivo artístico capixaba faz exposição de fotografias online

Ao longo de quatro semanas, serão liberados ensaios fotográficos de fotógrafas capixabas, que seriam apresentados em Cachoeiro


Fotos: Marília Libardi

Desenvolvendo projetos voltados para a inserção de artistas visuais em galerias e trabalho no Brasil e no exterior há mais de dois anos, o coletivo artístico 028 lança seu novo projeto Galerias Virtuais: Fotografia como Respiro, que tem como principal objetivo aumentar a oferta e democratizar o acesso à fotografia artística na quarentena. Ao longo de quatro semanas, serão liberados ensaios fotográficos de fotógrafas capixabas, que foram inicialmente desenvolvidos com o intuito de serem apresentados numa exposição em Cachoeiro de Itapemirim, e em Lima, Perú. Com o avanço da pandemia do novo coronavírus no mundo, a exposição ficará para o ano que vem, mas o público poderá conferir todo material em galerias virtuais, que poderão ser acessadas no site oficial do coletivo. Participam do projeto as fotógrafas Ana Clara Ramos, Daniela Parajara, Marília Libardi e Taynara Barreto.

Os ensaios fotográficos registram diferentes manifestações da cultura capixaba: as Paneleiras de Goiabeiras, em Vitória; a Festa de São Benedito, na Serra; o Encontro de Folias de Reis, em Muqui; e um ensaio fotográfico intimista com as mulheres do grupo Caxambu do Horizonte, em Alegre.   

Segundo Julio Cesar Pires, curador do projeto, a arte é um recurso para o bem-estar e equilíbrio para atravessar este momento de pandemia. "É importante promover manifestações culturais locais durante a reclusão, principalmente as que dependem do encontro para acontecer. Temos um rico acervo de fotografias de grupos, festas e encontros e sentimos que agora é um momento importante para compartilhar essas fotos com o mundo. As fotografias são sempre acompanhadas de um texto sobre aquela manifestação cultural, podendo também ser algo educativo".

O primeiro ensaio fotográfico já está disponível no site. Trata-se da Festa de São Benedito, na Serra, com fotografias da fotógrafa vilavelhense Marília Libardi. Os ensaios serão publicados todas as segundas-feiras.

 
 

Comentários