Crianças contam histórias de saneamento - Jornal Fato
Cultura

Crianças contam histórias de saneamento

BRK Ambiental lança e-book com histórias em quadrinhos sobre saneamento produzidas por alunos de Cachoeiro


Foto: Divulgação

A BRK Ambiental lançou o e-book do Programa Cuidar Mais, coletânea de histórias em quadrinhos sobre saneamento produzida por estudantes do 5º ano do ensino fundamental de escolas municipais e privada de Cachoeiro de Itapemirim. A publicação foi distribuída para as escolas participantes do programa e também está disponível para a população no link https://bit.ly/2TW88Cg.

O e-book reúne 65 trabalhos desenvolvidos durante o ano de 2018 por alunos do 5ª ano do ensino fundamental de 41 escolas da rede municipal de Cachoeiro de Itapemirim, além do Instituto de Pesquisas Educacionais (IPE). As histórias abordam temas como o uso consciente da água, a preservação do meio ambiente, o descarte correto de resíduos, a importância e o funcionamento das redes de esgoto, entre outros.

Os assuntos foram debatidos nas escolas durante aulas de Português, Artes, Ciências, Geografia e História, e em visitas feitas pela analista de Responsabilidade Socioambiental da BRK Ambiental, Micheline Bernabé, e pelo biólogo Paulo Roberto Arantes às instituições de ensino. Após as discussões, os alunos, com base em diversos materiais de referência, entre eles uma revistinha da Turma da Mônica com temática sobre saneamento básico, produziram as suas próprias revistas em quadrinhos. Os trabalhos, desenvolvidos em grupo ou individualmente, foram expostos no estande da BRK Ambiental na 7ª Bienal Rubem Braga e em varais literários ou feiras de livro realizadas nas próprias escolas.

O e-book encerrou o ciclo do Programa Cuidar Mais em 2018, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro, valorizando e registrando os trabalhos elaborados pelos estudantes. "O conteúdo revela os olhares desses alunos sobre o saneamento e o meio ambiente, mostrando que é possível mudar hábitos e atitudes, fazer o uso consciente e inteligente dos recursos naturais e contribuir para que eles continuem disponíveis", destaca o diretor da BRK Ambiental, Bruno Ravaglia.

Em 2018, o Programa Cuidar Mais orientou e desenvolveu temas ambientais com 1.878 estudantes do 5º ano de Cachoeiro de Itapemirim, além de promover orientações ambientais junto às comunidades, por meio de eventos, palestras e encontros diversos. O programa também foi aplicado, de forma mais lúdica, em nove Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs) e no Instituto de Pesquisas Educacionais (IPE), envolvendo outros 551 alunos do Maternal IV, Pré II e Infantil III.

A expectativa é de que a edição 2019 do Cuidar Mais inicie no mês de março. "O Programa Cuidar Mais tem como objetivo reconectar as pessoas aos recursos naturais. Assumimos, por meio dele, o compromisso de disseminar a educação ambiental e a cultura do saneamento em Cachoeiro e suas comunidades, tendo em vista o desenvolvimento sustentável e a orientação ambiental para a população em geral", completa Bruno Ravaglia.

Comentários