Em meio as restrições da pandemia, cavaleiro mirim publica livro no ES

O processo de tornar esse pequeno cavaleiro um escritor contou com a participação da escritora de livros infantis Eliana Zandonade. Autora de sete obras, coube a ela dar um empurrãozinho para o cavaleiro

15/04/2021 18:43
Em meio as restrições da pandemia, cavaleiro mirim publica livro no ES

Já faz um ano que as coisas não são como antes. Para Pedro Nagib, de 11 anos, deixar temporariamente de praticar seu esporte favorito, o hipismo clássico, foi um enorme desafio. Longe de seus animais, das botas, estribos e esporas, foi nas letras que o garoto encontrou vazão para toda a sua energia. E, apaixonado por cavalos como é, o tema de sua primeira obra não seria outro.

O livro conta a história do menino e sua égua, Ventania, e como eles construíram uma linda amizade, na vida e no esporte. Nesta publicação, os dois revelam algumas de suas aventuras no hipismo, desde que se conheceram. Quem narra quase toda a história é Ventania, que consegue descrever do seu prisma, toda sensação de ansiedade do seu melhor amigo nos dias de competição, bem como a sua trajetória até que o tema desta publicação surgisse.

?Pedro e Ventania, amizade sem palavras?, será lançado neste sábado (17), às 19h, em live exibida no perfil da WR Consultoria Equestre, equipe de equitação a qual o menino pertence, na rede social Instagram (@wr.equitação). Por conta das restrições da pandemia, o lançamento será realizado por meio virtual.

Praticante do hipismo clássico há cerca de quatro anos, dono de Ventania há pouco mais de dois, Pedro contou com o apoio de uma orientadora para materializar toda a sua história. O processo de tornar esse pequeno cavaleiro um escritor contou com a participação da escritora de livros infantis Eliana Zandonade. Autora de sete obras, coube a ela dar um empurrãozinho para trazer à tona toda a imaginação do menino.

?O livro nasceu de uma foto. Nela, um menino e uma égua conversam, sem palavras, sobre estarem vivos e juntos. Bastou o menino, o Pedro ver a foto com uma frase provocativa que sentiu vontade de contar sua história de amizade com seu cavalo. A partir de perguntas sobre imaginação, conversas entre o menino e o cavalo, leituras comentadas, e muito, muito texto escrito surgiu um livro poético, com uma história cativante, que nos faz acreditar na vida e na amizade?, descreveu Eliana.

A escritora, que é também doutora em estatística e professora da Universidade Federal do Espírito Santo, recentemente iniciou o seu novo projeto: tornar crianças escritoras. ?Os livros infantis que nós adultos escrevemos, são diferentes. A visão é de uma criança que ele foi, com novos olhos de adulto. Com a censura adquirida por se tornar adulto. Mas a criança se refere a ela mesma, com sentimentos dela daquele momento?, explicou.

Como orientadora, realizou toda a condução do processo de criação de Pedro, mas ressalta que é da criança a imaginação e narrativa. Segundo ela, com estímulo correto e também o talento dos pequenos, é possível formar uma nova geração de escritores capixabas. ?O amor que a gente sente não dá para expressar em um livro, mas tudo o que eu coloquei ali é verdadeiro?, disse o autor mirim sobre sua obra.

O livro foi ilustrado por Luciano Tasso. Na live deste sábado, Eliana e Pedro baterão um papo sobre todo o processo de produção do livro, bem como a história real no esporte que inspirou o jovem atleta a se aventurar pelo mundo das palavras. Haverá sorteio de livros autografados para os participantes. Os exemplares já estão à venda.