Escritora capixaba lança livros que alertam extinção de espécies - Jornal Fato
Cultura

Escritora capixaba lança livros que alertam extinção de espécies

Portugal, Brasil e Japão estão no roteiro da autora


A escritora brasileira Isa Colli lança este mês, na Europa, o livro "Vivene e Florine e suas descobertas na Amazônia", o segundo volume da série sobre duas abelhinhas simpáticas, empreendedoras e preocupadas com o meio ambiente. Na nova história, as duas descobrem uma área completamente devastada pelos humanos na aldeia Moinho, onde vivem. Diante da ameaça, decidem partir para a Floresta Amazônica ao encontro de animais especializados em reflorestamento, para pedir ajuda para salvar o Moinho. Lá, descobrem que a própria espécie está ameaçada de extinção.  

"Estudos recentes mostram que 75% dos alimentos cultivados, como café, maçã e o cacau dependem, da polinização animal e as abelhas são os principais polinizadores. Então, mostrar essa realidade de maneira lúdica ajuda a conscientizar a criançada", afirma Isa.  

Portugal está entre os países que a autora vai visitar em julho para divulgar o novo título. Outros três livros também fazem parte da nova fase de divulgação. Dois deles são histórias inspiradas em reis, castelos e o universo das monarquias. "O Rei está no Trono" é uma aventura do rato monarca que desaparece dentro do próprio castelo.  

"Esse livro é para crianças em fase de alfabetização. São frases curtas e conteúdo lúdico e muito colorido. É uma oportunidade para despertar nos pequenos a curiosidade sobre temas medievais, reinados e costumes de época", destaca.  

Em "Ulisses no Reino das Letras Douradas", o rei é um livro antigo que tem o sonho de chamar a atenção da menina Iná. Uma história que mostra o valor da amizade e incentiva o amor pela literatura. 

 

Consciência sobre boa alimentação  

Já "Luke, o Macaco Atleta", fala do simpático bichinho que assume a missão de convencer os outros animais da floresta e os humanos a evitar comidas gordurosas que causam a obesidade e outras doenças. Sucesso na Europa, o livro também tem colhido resultados no Brasil. Ele foi mostrado como exemplo de boas práticas para incentivar as escolhas saudáveis entre as crianças, no 1º Fórum Regional das Cidades Latino-Americanas Signatárias do Pacto de Milão sobre Política de Alimentação Urbana, que aconteceu no Rio de Janeiro, em maio deste ano.  

"Luke tem ajudado muitas crianças a entender que a boa alimentação e a prática de atividades físicas só trazem vantagens para nossa vida. Esse é o melhor retorno que um escritor pode ter: perceber que sua obra influencia os leitores de maneira positiva", comemora.   

 

Bienal do Rio e visita ao Japão   

Isa, que mora atualmente na Bélgica, virá ao Brasil em setembro para participar da Bienal Internacional do Livro do Rio. Durante a visita, Isa vai percorrer escolas em todos país. Estão no roteiro Espírito Santo, sua terra natal, além do Rio de Janeiro, São Paulo e Paraná. Em novembro, a autora lançará seus livros no Japão. 

Comentários