Feira Literária Capixaba reúne escritores locais e nacionais - Jornal Fato
Cultura

Feira Literária Capixaba reúne escritores locais e nacionais

Com o foco na "Diversidade", a 6ª Flic-ES acontecerá de 22 e 26 de maio, na Universidade Federal do Espírito Santo


Evento importante do calendário do Espírito Santo, a Flic-ES deste ano homenageia Judith Leão Castello Ribeiro. Mulher à frente do seu tempo, Judith nasceu no município de Serra e tornou-se professora muito jovem, marcando presença na educação e na política capixaba, como educadora, ensaísta, escritora e primeira mulher eleita Deputada Federal no Espírito Santo, com vários mandatos focados nas áreas de educação, cultura e bem-estar social. Ao descobrir que as mulheres não podiam integrar a Academia Espírito-santense de Letras, juntou-se a outras personalidades femininas das artes e letras e fundaram a Academia Feminina Espírito-santense de Letras, sendo, Judith, a primeira presidente. Entre outras ações dessa mulher pioneira está a criação da Associação Feminina de Educação e Combate ao Câncer (AFFEC), em Vitória.

 

A 6ª Feira Literária Capixaba 

A Flic-ES será, novamente, um grande ponto de encontro da cultura capixaba, colocando em evidência a produção artística do estado e reunindo escritores, músicos, dançarinos, folcloristas, artistas, escolas e comunidade. Espaços temáticos com conteúdos infantis e jovens, oficinas, palestras, apresentações culturais envolvendo mais de 300 artistas, mesas redondas e workshops sobre arte e literatura vão incentivar a participação do público e movimentar a feira. Na ocasião serão lançados mais de 80 livros de autores capixabas.  A 6ª edição da FLIC-ES será uma grande homenagem à cultura produzida no Espírito Santo. 

Além das ações culturais, a Flic-ES deste ano está com as atenções voltadas para a sustentabilidade. A área verde do evento receberá ações sustentáveis e educacionais. Vídeos sobre preservação do meio ambiente, oficinas de reciclagem, brincadeiras, gincanas e muita interatividade com o público fazem parte da programação da Tenda sustentável, ou seja, várias formas de mostrar a importância do engajamento da sociedade na preservação do meio ambiente. 

A Flic-ES receberá convidados especiais, tanto do Espírito Santo, quanto de outros estados. Marco Lucchesi, atual Presidente da Academia Brasileira de Letras, é presença já confirmada e ministrará a palestra "Democracia é diálogo".

Outro nome ilustre é o de Conceição Evaristo, escritora, ficcionista e ensaísta, vencedora do Prêmio Jabuti, em 2015, com o livro Olhos D'água.   

Quem também vai abrilhantar o evento é o professor universitário, jornalista, escritor, autor de contos, novelas, romances e ensaios, José Arrabal, que é natural de Mimoso do Sul. Outros escritores capixabas, como Bernadette Lyra, professora emérita da Ufes e referência nacional em cinema; Manoela Ferrari, jornalista e escritora; e Júlia Almeida, professora da Ufes e autora de diversos livros, também marcarão presença na Flic-ES, além de bandas de congo, grupos folclóricos capixabas, como Boi Pintadinho, Ticumbi, Cia de Dança da FAFI e outros. 

Para homenagear Miguel Marvilla, a Flic-ES vai realizar um tributo a este grande poeta que morreu em 2009. A atriz e poeta Suely Bispo fará uma performance em memória de Marvilla, e Joana D'Arc, doutora em Letras pela Ufes, irá realizar uma palestra em homenagem a esse grande artista capixaba. 

"A 6ª Flic-ES possui caráter polifônico e busca dar visibilidade à diversidade cultural capixaba, contribuindo para com o fortalecimento da mesma e promovendo o diálogo entre diferentes vozes, linguagens artísticas e atores sociais", afirma a presidente da Academia Feminina Espírito-santense de Letras e presidente da 6ª Flic-ES, Renata Bomfim. 

A programação completa dos cinco dias está no site da Academia Feminina Espírito-santense de Letras: www.afesl.com.br/flices2019

 

Serviço

Quando: De 22 a 26 de maio de 2019, das 9h às 20h.

Onde: Universidade Federal do Espírito Santo - Ufes, campus de Goiabeiras. Estacionamento do CCE.

Quanto: Entrada gratuita

Confira a programação completa no anexo ou no site https://www.afesl.com.br/flices2019

Comentários