História da Festa de Cachoeiro é resgatada em mostra fotográfica - Jornal Fato
Cultura

História da Festa de Cachoeiro é resgatada em mostra fotográfica

O desfile cívico é um dos tradicionais elementos retratados na exposição


- Divulgação/PMCI

Contar um pouco da história da Festa de Cachoeiro a partir de fotos. Essa é a proposta da mostra que está em cartaz no Palácio Bernardino Monteiro, sede da prefeitura. 

São 15 imagens que a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult) selecionou do acervo do Arquivo Público Municipal de Cultura - Sala Evandro Moreira. 

Expostas no painel "Varal das Memórias", à entrada do Sala Levino Fanzeres, elas retratam as atividades mais tradicionais dos festejos cachoeirenses, como os desfiles cívicos e as procissões em homenagem a São Pedro, padroeiro da cidade.

O objetivo é possibilitar aos munícipes o acesso a memórias de Cachoeiro, além de promover nos espectadores o sentimento de pertencimento. 

A mostra está integrando a 3ª edição da Semana Nacional de Arquivos - "Desenhando arquivos", que segue até sábado (8), em todo o país. 

"Com esta ação, estamos participando, pela primeira vez, de um evento nacional de Arquivos Públicos, o que nos possibilita apresentar ao Brasil o Arquivo de Cachoeiro e elementos da nossa cultura", destaca o subsecretário de Cultura e Turismo do município, Lucimar Costa. 

Embora faça parte da Semana Nacional de Arquivos, a exposição poderá ser conferida até o dia 5 do próximo mês. O horário de visitação é, de segunda a sexta (exceto feriados), das 9h às 18h. Os visitantes podem aproveitar para conhecer o acervo do Arquivo Público Municipal de Cultura.

Comentários