Instituto Histórico e Geográfico é reativado depois de 12 anos - Jornal Fato
Cultura

Instituto Histórico e Geográfico é reativado depois de 12 anos

Os trabalhos foram paralisados desde 2007 e serão retomados com eleição de diretoria provisória


Membros da diretoria foram eleitos nesta quinta-feira (16) - Foto: Divulgação

Cachoeiro de Itapemirim voltou a ter seu Instituto Histórico e Geográfico em funcionamento. Nesta quinta-feira (16), foi eleita a diretoria provisória da entidade, em reunião na sede do Arquivo Público Municipal - Sala Evandro Moreira, no Palácio Bernardino Monteiro.

Os membros da diretoria são Lucimar Costa, Márcia Regina Tuchi Santos, Maria Théa Baptista Cardoso, Raquel Gariolli da Silva e Márcio do Nascimento Santana.

Dezenove pessoas participaram da reunião, entre professores de história, geografia, artes e literatura, que manifestaram o interesse em contribuir com a promoção e a manutenção de pesquisas na área com vistas à preservação da memória do município.

Três dos antigos colaboradores do instituto - José Paineiras, Márcia Levy e Maria Théa Baptista falaram sobre o funcionamento até 2007, quando o instituto paralisou as atividades.

Os participantes foram separados em câmaras voltadas para as áreas de História, Geografia, Arte e Literatura, que trabalharão de forma integrada.

Segundo o subsecretário de Cultura e diretor do Instituto Histórico e Geográfico de Cachoeiro, Lucimar Costa, entre os pedidos está o fomento de trabalhos que possam apresentar, de maneira organizada, a história da cidade, o que pode ser feito de maneira articulada com o arquivo público municipal.

"Queremos que o instituto nos ajude a produzir novos materiais, que possam ficar para o futuro, com o objetivo de preservar nossa memória", disse.

Comentários