Meio Ambiente será tema do desfile para celebrar emancipação de Cachoeiro - Jornal Fato
Cultura

Meio Ambiente será tema do desfile para celebrar emancipação de Cachoeiro

Município vai completar 152 anos de emancipação política na segunda-feira (25)


- Divulgação/PMCI

Cachoeiro de Itapemirim vai completar 152 de emancipação política na segunda-feira (25) e, em comemoração à data, a prefeitura realizará um desfile cívico com a participação de quatro escolas da rede pública municipal de ensino. Os estudantes vão se concentrar na rua Vinte e Cinco de Março, próximo ao Shopping Cachoeiro, às 9h, e seguirão em direção à Praça Jerônimo Monteiro, Centro.

Cerca de 200 estudantes farão parte do desfile, cuja temática será "Emancipação Política, Escola e o Meio Ambiente". Os participantes são alunos das escolas Professora Juracy Cruz (São Luiz Gonzaga), Professora Cely Santos de Oliveira (Alto Monte Cristo), Aurora Estellita Herkenhoff (Aquidaban) e Luiz Pinheiro (Coronel Borges). 

Cada escola representará aspectos relacionados ao meio ambiente e às suas modificações ao longo do processo de ocupação do solo no município. A Juracy Cruz, por exemplo, abordará a questão do desmatamento. Já a Professora Cely Santos vai tratar do uso racional da água. Os alunos da Aurora Estellita Herkenhoff apresentarão a temática: arborização. Por fim, a escola Luiz Pinheiro fará um alerta em favor do consumo consciente dos recursos naturais.

Além de celebrar uma data muito significativa para Cachoeiro, a Secretaria Municipal de Educação (Seme) deseja divulgar para a população da cidade a responsabilidade coletiva e individual sobre a preservação do meio ambiente e promover reflexões sobre a história local, resgatando os valores cívicos e éticos. Nos estudantes, o objetivo é desenvolver o sentimento de pertencimento e valorização do município, com consciência histórica e ambiental.

"Realizar esse desfile nos permite resgatar a história de Cachoeiro. A comunidade merece esse momento, é um ato cívico muito importante", avalia a secretária municipal de Educação, Cristina Lens. 

Trânsito 

Com o apoio da Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (Semset), o desfile acontecerá em meia-pista, separada por fita zebrada. Já no domingo (24), à noite, no trajeto em que ocorrerá o desfile, a Semset fechará a parte de estacionamento e, na segunda-feira, pela manhã, a área de carga e descarga não será utilizada. Previsto para acabar às 11h, o desfile vai se encerrar na frente do Palácio Bernadino Monteiro, sede da prefeitura de Cachoeiro.

O evento contará, ainda, com a participação do Tiro de Guerra, a Guarda Mirim e a Banda Menino Jesus de Nazaré, da comunidade Vila Rica.

Comentários