Mural artístico e plantio de mudas revitalizam rua de Cachoeiro - Jornal Fato
Cultura

Mural artístico e plantio de mudas revitalizam rua de Cachoeiro

A Rui Barbosa, no Centro, está mais bonita e colorida


- Divulgação/PMCI

Moradores de Cachoeiro que passam pela rua Rui Barbosa, no centro da cidade, notam que a via está mais bonita e colorida, devido às ações de revitalização e plantio de mudas promovidas pela prefeitura e parceiros. 

Primeiro, equipes da Secretaria Municipal de Obras (Semo) fizeram a reforma do antigo muro que fica em frente ao colégio Ciac. A estrutura, que tem cerca de 210 metros quadrados, recebeu reparos na superfície e foi nivelada com concreto jateado. Além disso, foram restaurados os degraus e o guarda-corpo da escadaria paralela à rua, bem como a calçada adjacente. 

Depois de recuperado, o muro ganhou um painel artístico com pinturas alusivas à artista cachoeirense Luz del Fuego (1917-1967) e às belezas naturais de Cachoeiro. O desenho, assinado pelo artista visual Rudson Costa, é fruto de projeto aprovado pela Lei Rubem Braga, de incentivo à cultura no município.   

Nesta semana, a rua também recebeu plantio de oito mudas de Ipês Amarelos, por meio do projeto "Florestas Urbanas". A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) foi parceira na iniciativa, com a Fundação Banco do Brasil e com a ONG Caminhadas e Trilhas.

Além de embelezar a via - futuramente, as árvores vão gerar floração amarela -, a ação ajudará na amenização das altas temperaturas, comuns na cidade. Crianças da instituição de ensino privado, Ciac Raymundo Andrade, também participaram da ação, adotando as árvores plantadas em frente ao colégio.

A finalização do painel artístico e o plantio de mudas integraram a programação em homenagem a Luz del Fuego, realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, nesta semana.  

Outras áreas revitalizadas na região central 

Outros espaços da região central de Cachoeiro passam por revitalizações conduzidas pela prefeitura. Uma delas é a do trecho da rua Estrela do Norte sob o viaduto da rua Dr. Raulino de Oliveira. As melhorias são complementares à reforma do elevado.

Elaborado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Semdurb), o projeto de requalificação urbanística na via inclui intervenções artísticas que remetem ao Estrela do Norte Futebol Clube, cujo estádio fica a poucos metros dali, bem como a construção de uma calçada da fama com nomes de jogadores que defenderam o tradicional time. A prefeitura também planeja construir no local uma passarela que ligará a rua à parte de cima do viaduto.

Outra área contemplada é a praça Visconde de Matosinhos, nas proximidades do Museu Ferroviário Domingos Lage (antiga estação). O espçao já que ganhou ampla calçada e receberá paisagismo com plantas e outros elementos ornamentais, melhorias na iluminação e um ponto de apoio para órgãos de segurança e serviços de emergência. Além disso, peças remanescentes do viradouro da antiga ferrovia aterrado no local serão recuperadas.

Recentemente, foram concluídas as obras da primeira etapa da requalificação urbana da rua Capitão Deslandes. Nessa fase, foi feita a substituição do pavimento da via. O asfalto deu lugar a blocos intertravados de concreto. A segunda etapa do projeto será a revitalização das calçadas.

Comentários