Poesia em destaque no segundo dia da Bienal Rubem Braga - Jornal Fato
Cultura

Poesia em destaque no segundo dia da Bienal Rubem Braga

Participante de uma das mesas, Luís Ernesto Lacombe tem quatro livros publicados


Nesta quarta-feira (16), segundo dia da 7ª Bienal Rubem Braga, as principais atividades do evento, que acontece até o próximo domingo (20) na Praça de Fátima, Centro de Cachoeiro, terão menção especial ao legado de Vinicius de Moraes - um dos homenageados desta edição, junto a Sérgio Buarque de Hollanda e Candido Portinari, amigos ilustres do "sabiá da crônica".

Às 9h, no Auditório Marco Antonio de Carvalho, acontecerá a mesa de debate "Viver com poesia". A atividade se repetirá às 14h, contando com a participação do jornalista e escritor Luís Ernesto Lacombe (RJ), a escritora Hellenice Ferreira (RJ) e o historiador Roberto Al Barros (ES).

"Vinicius de Moraes foi colega de faculdade do meu avô, o imortal da Academia Brasileira de Letras Américo Jacobina Lacombe, que ajudou a alimentar a minha paixão pelos livros. Conheço e admiro muito a obra do Vinicius, apesar de o estilo das poesias que eu fiz ser diferente do trabalho dele. Vai ser um grande prazer estar na Bienal e conhecer Cachoeiro", afirma Luís Ernesto Lacombe, mais conhecido como apresentador de televisão, mas com quatro obras literárias publicadas - entre elas, uma coletânea de sonetos para o público infantil.

Às 19h, haverá outra mesa de debates no mesmo auditório, com o tema "Se todos fossem iguais a você - o entusiasmo criador", com proposta de debater a inspiração para a criação da arte e das ações humanas. Participarão os escritores José Castello, Moisés Liporage e Tom Farias, todos do Rio de Janeiro.

"A relação de Vinícius de Moraes com a literatura foi sempre movida por sentimentos fortes e por reflexos diretos de sua experiência de vida. Escrevia porque acreditava que, através das palavras, podia agarrar o mundo e transformá-lo. Haverá outra posição diante da literatura mais sedutora na formação de novos leitores?", comentou em entrevista José Castello, que ganhou o Prêmio Jabuti na década de 1990 por sua biografia sobre o "Poetinha".

Feira do livro, oficinas, lançamentos, show e mais

A programação do maior evento literário do Espírito Santo começa a tomar maior volume a partir do seu segundo dia. Além das mesas de debate no Auditório Marco Antonio de Carvalho, os visitantes da Bienal poderão participar de diversas atividades para todas as faixas etárias.

A área de convivência do evento estará aberta para circulação de visitantes das 8h às 21h. É nesse espaço que acontecerá a tradicional Feira do Livro, bem como Feira de Artesanato, exposições - uma de revistinhas em quadrinhos e action figures e outras três com teor educativo -, venda de livros e desenhos por artistas independentes e apresentações de mascotes e cosplayers.

Já no Auditório Newton Braga, a partir das 8h30, acontecerá a mesa de debates "A arte de contar histórias: entre palavras e imagens", com Mírian Moschem e Fabiano Moraes, ambos do Espírito Santo, e os lançamentos de cinco livros. Dentre eles, duas obras de pesquisa sobre o cronista que dá nome à Bienal: "As cidades de Rubem Braga e Walter Benjamin", de Ana Karla Dubiela (CE), e "Rubem Braga: um cosmopolita afeito à sua província", de Maikely Teixeira Colombini, moradora de Cachoeiro.

As oficinas de marionetes, teatro, arte de piar, poesia e encadernação e escrita criativa terão suas primeiras turmas nesta quarta, divididas entre as salas O Menino e o Tuim, Negócio de Menino e Trovões de Antigamente. Para o público infantojuvenil, haverá apresentações de teatro na Arena Zig Braga e contação de histórias na Sala Coração de Mãe e no espaço Pé de Livro. O Espaço Luz del Fuego, por sua vez, receberá apresentações performáticas.

Fechando agenda do dia, às 21h o trio acústico Cabine 65 subirá ao Palco Sérgio Sampaio para apresentar releituras de canções do músico cachoeirense que dá nome ao espaço.

A Bienal

A 7ª Bienal Rubem Braga é uma realização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), apoiada pelo governo do estado, Unimed Sul Capixaba, Sebrae, Sesc, Senac, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes - campus Cachoeiro), TV Gazeta Sul e jornais ES de Fato, Aqui Notícias e Folha do ES.

A programação completa, totalmente gratuita, bem como o espaço para inscrição em mesas-redondas, oficinas e parte das atrações para o público infantojuvenil, podem ser acessados no site oficial: bienalrubembraga.cachoeiro.es.gov.br.

Comentários