Sedh relança exposição fotográfica sobre ciganos capixabas - Jornal Fato
Cultura

Sedh relança exposição fotográfica sobre ciganos capixabas

Com fotos de Cilmar Franceschetto, a exposição ficará na BPES


Foto: Divulgação

Em homenagem ao Dia Nacional do Cigano, comemorado nesta sexta-feira (24), a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (Sedh), por meio da Gerência de Igualdade Racial, relança a exposição fotográfica "Ciganos Capixabas no I Encontro Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais", que foi exposta anteriormente. A iniciativa conta com a parceria do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (Apees) - que sediou a mostra há sete anos - e da Biblioteca Pública do Espírito Santo (BPES) - que abrigará a mostra por 30 dias. 

A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, afirma que a exposição é uma maneira de dar visibilidade aos grupos étnicos que compõem o Espírito Santo. "Ainda hoje temos ciganos vivendo no Estado. Muitos vivem nos municípios de Cariacica e São Mateus, por exemplo, e mantêm o seu modo de vida ancestral. É preciso compreender que estes grupos fazem parte dos Povos e Comunidades Tradicionais e que tiveram importante contribuição na formação cultural brasileira e capixaba", destacou.

Com fotos de Cilmar Franceschetto, a exposição ficará na BPES, conforme explica a gerente de Igualdade Racial da Sedh, Neiriele Marques. "Definimos a Biblioteca Pública Estadual como local estratégico para a exposição fotográfica devido à sua localização e circulação diária de pessoas, o que oportuniza maior visibilidade à cultura cigana e sua contribuição para o Espírito Santo. A Gerência vem realizando parcerias para que os mais diversos grupos étnicos sejam percebidos como importantes para a sociedade capixaba, assim como as comunidades ciganas", enfatizou.

A Biblioteca Pública tem como missão garantir a guarda e a preservação da memória e dos bens simbólicos representados por seus acervos e coleções, bem como promover a igualdade de oportunidades e de livre acesso à informação e ao conhecimento nas mais diversas áreas da criação humana e da cultura.

O local, que fica na Enseada do Suá, está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 08h às 19h. A entrada para a exposição é gratuita. 

Serviço:

Exposição fotográfica dos Ciganos Capixabas no I Encontro Estadual de Povos e Comunidades Tradicionais - Fotos: Cilmar Franceschetto - Ano: 2012
Data: de 24/05 a 24/06
Local: Biblioteca Pública do Espírito Santo - Praia do Suá - Vitória - ES
Horário de visitação: de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h
Realização: Secretaria de Estado dos Direitos Humanos - SEDH
Parceria: Biblioteca Pública do Espírito Santo - BPES
Arquivo Público do Estado do Espírito Santo - APEES
Entrada Gratuita

Comentários