Site com acervo das primeiras fãs de Roberto Carlos será lançado em Cachoeiro - Jornal Fato
Cultura

Site com acervo das primeiras fãs de Roberto Carlos será lançado em Cachoeiro

Lançamento será nesta sexta (22), às 18h, na casa em que o artista morou na infância


- Foto Márcia Leal

Na sexta-feira (22), será realizado, em Cachoeiro, o lançamento do site "Detalhes de uma vida", que conta a história e reúne o acervo das irmãs Gercy e Maria Eleonor Volpato, consideradas as primeiras fãs do ilustre cantor cachoeirense Roberto Carlos.

O local escolhido para o evento, que é aberto ao público, não poderia ser outro: será a partir das 18h, na Casa de Cultura Roberto Carlos, onde o artista morou na infância, no bairro Recanto.

Quem comparecer conhecerá, em primeira mão, o site, que é um projeto patrocinado pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, por meio da Lei Rubem Braga, que incentiva a produção cultural no município.

O acervo digital é composto por imagens de quadros; pôsteres; discos; recortes de revistas; jornais; livros e itens raros, como rascunhos de cartas enviadas a programas de rádio, materiais autografados pelo cantor, ingressos de todos os shows assistidos, boneco do Roberto de uma coleção lançada na época da Jovem Guarda e carteirinha de membro do clube do ouvinte da Rádio Nacional do Rio. São cerca de 3.500 imagens, além de todo conteúdo textual, dividido em seções.

De acordo com Luan Volpato, sobrinho-neto das irmãs, que idealizou e inscreveu o projeto na Lei Rubem Braga, o objetivo é fazer com que esse acervo se torne um museu on-line, de fácil acesso, para que todos conheçam o material guardado por fãs que tiveram a oportunidade de acompanhar, desde o início, a trajetória de um dos maiores artistas do país e do mundo.

"Esse trabalho foi engrandecedor porque, de alguma forma, estou contribuindo para nossa cultura. Este ano, também, é muito emblemático, pois, além dos 90 anos da minha tia-avó Gercy, o Roberto Carlos completa 60 anos de carreira", frisa.

"A Lei Rubem Braga sempre nos traz projetos de muita qualidade, de alto nível de criatividade artística e, também, de surpresas deliciosas, como esse projeto. Roberto Carlos é nosso ídolo maior e a dedicação das irmãs Volpato a esse artista é uma história linda, que merece ser contada pro mundo", afirma a secretária municipal de Cultura e Turismo, Fernanda Martins.

Comentários