Alunos descobrem a história de Cachoeiro - Jornal Fato
Economia

Alunos descobrem a história de Cachoeiro

Nove pontos que estão sempre aos olhos de todos foram mais profundamente conhecidos em city tour


A expectativa é envolver, mensalmente, até 960 estudantes, no projeto que se pretende permanente - Foto: PMCI

Pontos históricos e culturais de Cachoeiro de Itapemirim estão mais movimentados nesta semana. Desde quarta-feira, em seis viagens ao longo do dia. em cada uma delas, até 40 alunos dos dois últimos anos do ensino fundamental da rede municipal observam, com olhar de turistas, lugares como a Casa de cultura Roberto Carlos e o Museu Ferroviário.

O city tour, com o guia turístico Rogério Franzotti, é realizado de ônibus e faz parte do projeto "Doce terra onde eu nasci", cujo objetivo principal é promover a educação patrimonial por meio das visitas. A expectativa é envolver, mensalmente, até 960 estudantes, no projeto que se pretende permanente.

A primeira ação aconteceu na manhã de quarta-feira (12), com um grupo de 31 alunos da escola municipal Florisbelo Neves, do bairro Novo Parque. A estudante Sara Benincá ficou admirada com o que viu. "Mesmo morando aqui, nunca tinha visitado esses lugares. Eu só os olhava de fora. Tudo isso é muito interessante", disse ela.

O professor de língua portuguesa, Nilson Gomes, acredita que a iniciativa é essencial para os alunos serem apresentados à história da cidade. "Eles têm a oportunidade de conhecer melhor esses espaços, alguns dos quais nem sempre são notados".

Segundo a gerente de Turismo da prefeitura, Maria Elvira Tavares Costa, o projeto resgata a história, a cultura e a cidadania de Cachoeiro e ensina à população a importância do turismo local. "Tem um potencial imenso, mas, para desenvolvê-lo em sua totalidade, é preciso que os moradores estejam preparados", explicou.

  

Roteiro

Museu Ferroviário Domingos Lage (antiga estação)

Estátua de Roberto Carlos (esculpida pela artista Angella Borelli),

Casa de Cultura Roberto Carlos

Ponte de Ferro

Igreja Nosso Senhor dos Passos (Matriz Velha),

Museu de Ciência e Tecnologia 

Casa dos Braga

Praça Jerônimo Monteiro

Palácio Bernardino Monteiro (sede da prefeitura)

Comentários