Duas feiras livres já retornam esta semana em Cachoeiro - Jornal Fato
Economia

Duas feiras livres já retornam esta semana em Cachoeiro

Para que possam abrir, a Prefeitura estipulou uma série de medidas sanitárias: será mantido um distanciamento maior do que ocorria antes da pandemia entre as barracas; uso obrigatório de máscaras e do álcool em gel


- Foto: Márcia Leal

Duas das feiras livres de agricultura familiar de Cachoeiro, que sempre têm alimentos fresquinhos, trazidos direto do campo, voltarão a funcionar nesta semana. Nesta quarta-feira (21), mesmo sendo feriado do Dia de Tiradentes, a feira do bairro Independência abrirá ao público, às 5h. Sábado (24), no mesmo horário, ocorrerá a do bairro Nova Brasília.

Ambas funcionam até às 9h, oferecendo vários tipos de alimentos, incluindo folhas, frutos e produtos da agroindústria familiar, como mel, pães, biscoitos, doces e bolos. Algumas barracas também vendem orgânicos, produzidos sem agrotóxicos, sem adubos químicos, com o intuito de ter, ao final, um produto mais saudável e, ambientalmente, sustentável.

Para que possam abrir, a Prefeitura estipulou uma série de medidas sanitárias: será mantido um distanciamento maior do que ocorria antes da pandemia entre as barracas; uso obrigatório de máscaras e do álcool em gel para assepsia das mãos dos feirantes e clientes. Além disso, a orientação para todos é evitar aglomerações nas barracas.

Segundo o secretário municipal de Agricultura, Paulo Miranda, a reabertura das duas feiras será avaliada nesta semana e, caso a prefeitura perceba que está havendo cumprimento das medidas de segurança, há possibilidade de reabertura de outras feiras, já na próxima semana.

"A Secretaria de Agricultura está empenhada em fortalecer o campo, mesmo tendo que lidar com essa nova realidade trazida pela pandemia. Avaliamos o retorno da feira como necessário, trazendo produtos direto do produtor rural, garantindo maiores oportunidades de emprego e renda ao campo, além de contribuir para a segurança alimentar da região. As feiras se somam aos outros canais de comercialização que já estavam funcionando, mesmo em risco extremo, como o Mercado São João, o Quincas Leão e a Ceasa-Sul", avalia o secretário.

Comentários