Fiscalização orienta estabelecimentos sobre novas regras de funcionamento - Jornal Fato
Economia

Fiscalização orienta estabelecimentos sobre novas regras de funcionamento

Decreto municipal com normas atualizadas foi publicado neste domingo (24)


A equipe de Fiscalização de Posturas da Prefeitura de Cachoeiro realiza, nesta semana, um trabalho de orientação aos estabelecimentos de comércio e serviços a respeito das novas regras de funcionamento. A atualização das normas consta no decreto municipal nº 29.480, publicado neste domingo (24), após a cidade passar para o grau "moderado" de risco de propagação do novo coronavírus.

O novo decreto estabelece quatro turnos de funcionamento, de acordo com o tipo de atividade econômica exercida: Turno 1 - de segunda a sexta, das 9h às 17h; Turno 2 - de segunda a sexta, das 10h às 18h; Turno 3 - de segunda a sábado, por seis horas diárias; Turno 4 - de segunda a sexta-feira (atividades de alimentação, com horários diferenciados por ramo de atuação).

O texto define, ainda, que cada tipo de estabelecimento deverá tomar medidas sanitárias mais ou menos restritivas, conforme sejam enquadradas nos graus de risco leve, moderado ou alto.

Também está entre as novas medidas a obrigatoriedade de afixação de cartazes na frente dos estabelecimentos, indicando o horário de funcionamento e a capacidade de pessoas que podem ficar ao mesmo tempo no interior desses locais.

Desde 25 de março, a equipe de fiscalização já realizou mais de 3,5 mil vistorias. Até este domingo (24), foram expedidas 555 notificações, havendo 15 interdições de estabelecimentos.

"Todas essas normas estão colocadas para que o município mantenha o controle da situação de saúde pública. Se as pessoas não cumprirem as determinações e Cachoeiro passar a se enquadrar no grau de risco alto, medidas ainda mais restritivas terão que ser adotadas, conforme já previsto no próprio decreto", alerta o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Jonei Petri.

"Estamos aplicando todas as ações que estão ao nosso alcance para manter a situação em Cachoeiro sob controle. Entretanto, cada cidadão tem responsabilidades nessa luta contra a Covid-19, e por isso pedimos a colaboração de todos", completa o prefeito Victor Coelho.

 

Comentários