Mourad's anuncia encerramento das atividades - Jornal Fato
Economia

Mourad's anuncia encerramento das atividades

Tradicional Café de Cachoeiro é o símbolo de Sírios, Turcos e Libaneses que ajudaram a construir o sul do ES


Tradicional ponto de encontro em Cachoeiro deixará seus frequentadores mais assíduos tristes, ao fechar as portas - Fotos: Edgard Baião

Após 29 anos de atividades, o Café Mourad's, tradicional ponto de encontro de intelectuais, visitantes, políticos e classes cultural e artística capixaba anuncia o encerramento das atividades no próximo dia 29. Um espaço democrático onde todas as classes sociais se encontravam para tomar o famoso café do Barbosa, personagem ímpar que "conhece Deus e o mundo" como dizem alguns frequentadores. Além dele, uma equipe de profissionais está sempre com um sorriso para receber os clientes. 

Portal Don Oleari

Jorge Abu Mourad, atual proprietário conta que o espaço surgiu a três décadas, com seu irmão, o médico Elias Mourad. Ele assumiu o café a 11 anos e de lá para cá imagina que grandes decisões foram tomadas ali nas mesas do aconchegante espaço: "Ferraço (Theodorico, deputado estadual), Paulo Hartung, Valadão (ex-prefeito), Casagrande (governador), além de artistas e escritores passaram por aqui. A história de Cachoeiro tem um pouco de nossa história também" conta Jorge que tem ao seu lado sua esposa Neia Mourad, que deu um toque especial nas refeições servidas diariamente. 

 

O comunicado oficial foi feito pelas redes sociais e surpreendeu os frequentadores do local:

"O Mourad´s vem comunicar aos amigos e clientes que no próximo dia 29, será o ultimo dia de suas atividades, encerrando um ciclo de 29 anos. Queremos externar aqui toda a nossa gratidão a todos que por aqui frequentaram.
Família Mourad."

Jorge Mourad disse ao FATO que após a enchente de janeiro/2020, o estabelecimento foi se reerguendo aos poucos. "Porém com essa pandemia, o isolamento e distanciamento social e os períodos fechados também foram se somando para esta decisão de encerrar as atividades. "Eu não tinha essa noção de como as pessoas estão sentindo nosso fechamento: isso me orgulha e me honra, obrigado Cachoeiro", conta Jorge. 

MOURAD'S RESTAURANTE, Cachoeiro de Itapemirim - Comentários de ...

Ali, funcionava o "Gabinete externo do vereador Higner Mansur", onde várias personalidades passavam por ali para ouvir do advogado, alguma opinião ou só tomar um café. E era ali no balcão, logo na entrada, junto do Barbosa, que o papo corria "quente" desde cedo, com a companhia de um pão de queijo e conversas sobre tudo que se possa imaginar, principalmente política. Dali é possível se avistar a sede dos poderes legislativo e executivo. 

A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Higner Mansur, pessoas em pé

"O Café Mourad's representa a riqueza do café na região, o encontro de todas as pessoas, de todas as camadas mas acima de tudo, Sírios, Turcos e Libaneses, que fazem parte do sul do Espírito Santo", avalia o vereador e advogado Higner Mansur 

Para o Jornalista Sérgio Neves "O Mourad's era o último espaço que unia ateus e cristãos, comunistas e de direita, enfim um espaço democrático. A gente entende a decisão dos proprietários, mas a cidade vai sentir muito. Grandes decisões e negócios fechados, vida política e econômica de Cachoeiro, passaram por ali". lamenta. "É a memória da cidade , quem frequentou guarda no coração grandes momentos", conclui Sérgio. 

A imagem pode conter: 1 pessoa

A secretária de comunicação da prefeitura de Cachoeiro de Itapemirim, Cláudia Sabadini, também escritora e Jornalista, lamenta essa despedida. "Minha gratidão a equipe do Mourads, especialmente Jorge e Néia, pelo espaço e carinho de sempre pelo meu trabalho. Ali lancei livros e exposições fotográficas, partilhei ideias e conhecimento, tomei incontáveis cafezinhos do Barbosa, que certamente ficarão nas minhas melhores lembranças. É um ciclo que se encerra, infelizmente, mas que cumpre um papel histórico em Cachoeiro." resume emocionada. 

CONFIRA OUTRAS FOTOS DO MOURAD'S

A imagem pode conter: Higner Mansur e Jorge Abu Mourad, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: 4 pessoas, incluindo Jorge Abu Mourad, pessoas sorrindo

A imagem pode conter: 8 pessoas, incluindo Jorge Abu Mourad, pessoas sorrindo, pessoas sentadas e área interna

A imagem pode conter: 3 pessoas, incluindo Jorge Abu Mourad, pessoas em pé e área interna

 

Comentários