Alunos da rede municipal iniciam preparação para prova do Ifes - Jornal Fato
Educação

Alunos da rede municipal iniciam preparação para prova do Ifes

Aula inaugural do curso Pré-Ifes foi realizada no sábado (18)


- Divulgação/PMCI

No próximo sábado (26), os 220 alunos matriculados no curso preparatório Pré-Ifes, oferecido pela prefeitura de Cachoeiro, começarão a estudar as matérias que serão abordadas no processo seletivo para os cursos técnicos do Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).

As aulas serão realizadas em dois polos, que funcionam nas escolas "Professor Pedro Estellita Herkenhoff", no BNH, e "Anacleto Ramos", no bairro Ferroviários, sempre a partir das 8h.

A primeira atividade do curso, que tem como objetivo preparar alunos do nono ano das escolas municipais para a prova de ingresso no instituto e é gratuito, foi promovida neste sábado (18), na aula inaugural que contou com a presença da secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

Também estiveram presentes o diretor-geral do Ifes, Edson Peixoto, que fez uma apresentação geral da organização, com fotos, explicações sobre o funcionamento, aulas e ingresso, e a professora da rede municipal, Cleide Belo, que fez uma fala motivacional para os estudantes.

Em seguida, cinco alunos egressos das escolas municipais, que hoje estudam no Ifes, falaram sobre suas próprias experiências e como é ser aluno da instituição, abordando questões como rotina, aulas e ritmo de estudo.

"A aula inaugural é um momento importante para incentivarmos a participação desses alunos nas aulas, reafirmamos nosso compromisso de oferecer-lhes um curso preparatório de qualidade. Reforçarmos que essa é uma grande oportunidade, que deve ser aproveitada da melhor forma", destaca a secretária Cristina Lens.

Perspectivas

Ao longo do ano, os participantes do curso vão se encontrar aos sábados para estudar matérias de diversas disciplinas e tirar dúvidas para alcançar a meta: dar continuidade aos estudos, no Ensino Médio, no Ifes.

Neste ano, para terem direito a fazer parte do curso, os estudantes tiveram de passar na prova de ingresso aplicada pela Secretaria Municipal de Educação. Agora, eles precisam ser assíduos às aulas, para continuarem tendo o direito a frequentá-las. Em caso de desistência, alunos da lista de espera serão convocados a participar.

Além dos aulões de sábado, os estudantes poderão participar de complementação pedagógica em português e matemática, oferecida também, gratuitamente, no Centro Integrado de Atividades Educacionais "Newton Braga", no bairro Ferroviários.

A estudante Kaylane Souza, da escola municipal "Anacleto Ramos", está satisfeita em poder participar do curso. "As aulas do Pré-Ifes serão uma grande ajuda nesta fase de preparação para a prova. Poderemos tirar nossas dúvidas e nos preparar muito melhor", avalia.

Comentários