Contra retorno das aulas, SINPRO/ES entrará com ação - Jornal Fato
Educação

Contra retorno das aulas, SINPRO/ES entrará com ação

A posição do sindicato das escolas particulares é de que dentro das circunstâncias, com o quadro de pandemia, sem a vacina, não é prudente a volta das crianças e adolescentes às escolas.


O Sindicato dos professores da rede particular de ensino do Espírito Santo (SINPRO-ES) informou que irá entrar com ação contrária à decisão do Governo do Espírito Santo em relação ao retorno das aulas presenciais na rede particular de ensino. A decisão foi comunicada pelo governador Renato Casagrande na última sexta-feira(25).

De acordo com a diretora do SINPRO-ES, Érika Piteres, todas as escolas foram pegas de surpresa no início da pandemia: "Os recursos para viabilizar as aulas remotas foram totalmente custeados pelos professores, que ainda estão trabalhando muito mais que o presencial. Com dois meses para terminar o ano, tendo todos os professores adaptados durante a pandemia, o retorno agora não foi a melhor solução", destaca a diretora. 

A posição do sindicato é de que, dentro das circunstâncias, com o quadro de pandemia, sem a vacina, não é prudente a volta das crianças e adolescentes às escolas.

"Mesmo que a estrutura física esteja preparada, ainda estamos em estado de pandemia, porém os cuidados com os alunos, professores e os profissionais são essenciais, esse é o questionamento", ressalta Érika Piteres. 

Para os pais e responsáveis pelos alunos, Erika ressalta que "Estamos a favor da vida; que o ano se recupera mas vidas, não. E que os professores estão dispostos como sempre. Irão fazer os que for preciso para atender todas as dificuldades dos alunos", frisa a diretora do SINPRO - ES. 

o SINPRO-ES informou também que a categoria está apoiando a decisão do sindicato de ajuizar uma ação visando a segurança para o retorno, e que no entender da classe, será mais apropriado em 2021. 

Procurada por nossa reportagem a Procuradoria Geral do Espírito Santo informou que só se pronuncia qquando é oficialmente notificada sobre alguma ação.

 

Confira na íntegra o comunicado do Sindicato dos Professores da Rede Particular de Ensino do Espírito Santo:

O SINPRO/ES tomará todas as medidas judiciais cabíveis para garantir o direito da categoria de não voltar às aulas, neste momento de pandemia. Entrará com liminar contra o retorno às aulas e a favor da vida, garantindo total proteção aos direitos e conquistas da categoria. "Vamos buscar todas as condições necessárias à preservação da vida, à saúde e demais direitos fundamentais da categoria", assegura o professor Juliano Pavesi, Presidente do SINPRO/ES.

Ele afirmou que o Sindicato é contra o retorno às aulas neste momento. "É, no mínimo, uma imprudência. Não há segurança para se colocar professores e alunos em sala de aula. Faltam apenas dois meses para o término do ano letivo e todas as instituições de ensino privadas já estão totalmente adaptadas ao novo modelo de ensino e de trabalho remotos. Esse modelo tem como continuar funcionando até o fim deste ano", destaca.

Pavesi enfatiza, ainda, que é "perfeitamente possível retornar às aulas presenciais no início do ano que vem, já com a perspectiva de uma vacina e com toda segurança, porque o mais importante é a preservação da vida de nossos professores, alunos, familiares, funcionários administrativos, enfim, de toda a comunidade escolar e sociedade".

Comentários