Educadores das escolas de tempo integral preparam início das aulas - Jornal Fato
Educação

Educadores das escolas de tempo integral preparam início das aulas

Por conta da capacitação, ano letivo nessas escolas começa no dia 20 deste mês


- Divulgação/PMCI

Profissionais das escolas municipais de tempo integral Julieta Deps Talon e Prof. Athayr Cagnin, em Cachoeiro, estão se preparando para aplicação de uma nova metodologia nas unidades, baseada no conceito de "Escola da Escolha". Por isso, o calendário escolar delas é diferenciado: o ano letivo começa no dia 20 deste mês.

Nesta terça-feira (5), gestores, pedagogos e articuladores de aprendizagem iniciaram o planejamento das atividades sob instrução de formadores do Instituto de Corresponsabilidade pela Educação (ICE), de Pernambuco, e do ES em Ação, de Vitória, entidades com as quais a Secretaria Municipal de Educação firmou acordo de cooperação para implantar o novo modelo pedagógico. 

Adotada em diversos estados brasileiros e com eficácia reconhecida por especialistas da área educacional, a "Escola da Escolha" é uma proposta centrada no protagonismo e no projeto de vida dos estudantes do ensino fundamental. 

Além das disciplinas do currículo convencional, os alunos terão liberdade para escolha de atividades (disciplinas eletivas). "Muitas novidades estão sendo preparadas: recreio de possibilidades, brinquedoteca, ateliê criativo, clubinho de protagonismo. Essas e outras atividades são estratégias para potencializar o currículo escolar", explica a subsecretária de Educação Básica, Patrícia Gama.

As atividades com gestores e pedagogos são realizadas no Centro de Referência, Pesquisa Capacitação do Professor de Educação Básica (Cecapeb) em Morro Grande. Paralelamente, os professores das duas escolas estão nas unidades aprofundando conhecimentos sobre a nova metodologia. "Durante toda a próxima semana, vamos reunir todos esses profissionais para mais uma etapa preparatória", complementa Gama. 

Juntas, as escolas Julieta Deps e Athayr Cagnin vão atender 500 alunos de turmas do 1º ao 5º ano com jornada estendida, das 7h30 às 16h30. A preparação das duas unidades de ensino inclui, também, a revitalização e ressignificação de espaços dos prédios para possibilitar a realização de atividades pedagógicas com foco no estímulo à criatividade e no desenvolvimento de competências e habilidades.

"Com essas medidas, Cachoeiro expande e qualifica a oferta da Educação de Tempo Integral na rede municipal, cumprindo a Meta 6 do Plano Municipal de Educação", frisa a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

Comentários