Escola Estadual de Castelo promove Mostra Científica - Jornal Fato
Educação

Escola Estadual de Castelo promove Mostra Científica

Depois dos processos de pesquisa e elaboração dos trabalhos, a Escola é aberta para a visitação de toda a comunidade


A Escola Estadual de Ensino Médio (EEEM) Emílio Nemer, em Castelo, incentiva o ensino da área de Ciências da Natureza através de uma Mostra Científica anual. Com a ação, a escola busca estimular os estudantes a se habituarem a pesquisar, experimentar, testar, fazer e desfazer; despertar a curiosidade e também o espírito científico; incentivar o protagonismo juvenil e o trabalho em equipe; criar ambiente de discussão e praticar o respeito pela opinião do outro.

Segundo a diretora da unidade, Mônica Destefani, o momento é aguardado com ansiedade pelos alunos. "O processo tem início com aulas experimentais para motivar os alunos a aguçarem a curiosidade nas disciplinas de Biologia, Química, Física e Matemática. Eles se dividem em grupos de acordo com o interesse por disciplinas e, sob os olhares dos professores, os grupos definem os temas que desejam explorar. Os trabalhos são realizados no contra turno nos espaços da escola", contou a diretora.

Depois dos processos de pesquisa e elaboração dos trabalhos, a Escola é aberta para a visitação de toda a comunidade. Pais e estudantes das redes municipais, estaduais, federas e particulares acompanham os projetos apresentados pelos alunos durante a Mostra Cultural.

"É um momento único e até mágico, pois os alunos se envolvem, cada um faz os trabalhos de acordo com suas aptidões, muitos pais participam ajudando os filhos nos projetos e experimentos. Os alunos ornamentam a escola e interagem. Aos poucos, percebemos que as 16 turmas das três séries do ensino médio se dissolvem e se tornam uma só, num grande momento de conhecimento partilhado e tudo ocorre de forma muito prazerosa e feliz", relatou Mônica Destefani.

Para ela, o evento melhora a autoestima, confiança, autonomia, autocontrole e relacionamento entre alunos e professores, além de aproximar o vínculo dos familiares com a escola.

Comentários