Estudantes da rede estadual se destacam na redação do Enem - Jornal Fato
Educação1

Estudantes da rede estadual se destacam na redação do Enem

Foram horas e mais horas de estudos em busca da melhor nota possível para o ingresso em um curso superior


Foto: Divulgação

Depois da tempestade vem a bonança. É assim que muitos estudantes se sentem após o resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgado pelo Inep nesta sexta-feira (18).

Foram horas e mais horas de estudos em busca da melhor nota possível para o ingresso em um curso superior e excelentes resultados vieram para muitos estudantes* da rede estadual de ensino. Nem o tema da redação, "Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na Internet", abalou os jovens capixabas.

A estudante Maria Isabelli Marques Borgo, da Escola Estadual Victorio Bravim, localizada em Marechal Floriano, pretende cursar Medicina ou Odontologia. Para ela, tirar incríveis 980 pontos na redação foi uma surpresa. "Não sei nem explicar o que estou sentindo. É uma mistura de orgulho com felicidade por ter alcançado uma nota tão alta. Estudei muito e me dediquei bastante para fazer a prova. Achei o tema da redação um pouco complexo, mas ainda assim, não deixei que isso me intimidasse. É muito bom quando a gente se dedica tanto a algo e obtém um ótimo resultado", falou.

A estudante Maria Eduarda Araújo, da Escola Estadual José Pinto Coelho, localizada em Santa Teresa, obteve 940 pontos na redação e afirma estar muito feliz com o resultado. "Eu estou extremamente feliz com esse resultado, pois ele é fruto de muitas redações e leituras feitas ao longo do ano. Sou muito grata pela minha professora de Língua Portuguesa, Elisa Alves, por ter me preparado, ensinando diversas técnicas de escrita e de estudo e por me incentivar todos os dias. Sem dúvidas, minhas expectativas foram superadas. Todo o meu esforço durante o ano valeu a pena. Agora, meu objetivo é ingressar na faculdade de medicina", explicou.

O aluno Matheus Motta, da Escola Viva Conde de Linhares, de Colatina, achou o tema da redação difícil, mas saiu-se bem, alcançando 940 pontos. "O ano foi de muito esforço, altos e baixos, mas valeu a pena com a nota que obtive. Foi muito acima do esperado, eu estava meio desanimado porque o nível da prova de 2018 estava bem mais difícil em relação aos outros anos e o tema da redação tratava de um tema que parte dos alunos brasileiros não estava preparada, porque era algo bem específico e nem todos saberiam escrever sobre. Estou muito feliz com o resultado que alcancei", disse.

Para a estudante Emilay Figueredo da Silva, da Escola Estadual Renato José da Costa Pacheco, em Vitória, que obteve 900 pontos na redação do Enem, o tema foi complicado, mas, por estar em seu cotidiano, conseguiu desenvolver um bom texto. "Já acordei hoje olhando o site do Inep para saber qual foi minha pontuação. Fiquei muito feliz com o resultado, pois me preparei muito para a prova. Pretendo cursar Ciências Contábeis ou Ciências Econômicas e espero que minha nota me ajude a passar no vestibular", atribuiu.

Enem 2018

O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi divulgado nesta sexta-feira (18). Para conferir, basta acessar a página do participante, por meio do site  https://enem.inep.gov.br/participante/#!/inicial. O Inep corrigiu 4.122.423 provas de redação na aplicação regular do Enem, que aconteceu nos dias 4 e 11 de novembro.

Para acessar os resultados, o candidato deverá utilizar o número do seu Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e a senha criada na hora da inscrição. Caso o participante não se lembre da senha, basta clicar no campo "esqueci minha senha". O estudante deverá, então, confirmar o e-mail cadastrado no sistema para receber uma senha temporária. Quem esqueceu a senha e também não tem acesso ao e-mail cadastrado tem a opção de informar novos contatos para receber a senha temporária.

Já para os candidatos "treineiros", aqueles que ainda não concluíram o Ensino Médio, mas fizeram a prova para testar os conhecimentos, o resultado sairá no dia 18 de março, juntamente com o espelho da redação, ou seja, detalhes da correção da prova divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

Comentários