Turnê pedagógica encanta alunos da rede municipal de Cachoeiro - Jornal Fato
Educação1

Turnê pedagógica encanta alunos da rede municipal de Cachoeiro

Shows de mágica estão entre os atrativos do projeto


- Divulgação/PMCI

Encantamento é a palavra que resume a primeira semana das atividades da Turnê Pedagógica "Encontro com as Linguagens e a Cultura", que será realizada nas escolas da rede municipal de educação, em Cachoeiro de Itapemirim, até o fim deste mês.

Foram exatamente assim, encantadas, que ficaram as 285 crianças matriculadas na escola Sebastião da Rosa Machado, de ensino infantil, no distrito de Soturno.

Lá, na quinta-feira (14), teve show de mágica. "Foi muito legal. O mágico jogou um papel e virou um pássaro", disse o estudante Yan Constantino de Souza, de 5 anos. "Eu também gostei. Quero de novo", completou, deslumbrada, a aluna Elizabeth Rodrigues Atalaia, que tem a mesma idade do menino.

A gestora da unidade, Elizimar Lunz Bazoni Ribeiro, confirmou o fascínio dos pequenos diante da apresentação. "O mágico tirou sorrisos e gargalhadas das nossas crianças. Agradeço à Secretaria de Educação e a todos os envolvidos neste projeto, que tanta alegria trouxe à nossa escola", declarou ela.

Além da Sebastião da Rosa Machado, também tiveram show de mágica, nesta semana, as escolas Pluridocente Tijuca, São João da Lancha, Alberto Sartório, Teresa de Avelar Pícoli, Laurindo Sasso e Abigail dos Santos Simões.

A turnê conta, ainda, com apresentações de arte circense, performance de hip hop com grafite, apresentações musicais infantis, performance de bonecos de fantoches e dança com dramatização infantojuvenil.

Um dos intuitos da iniciativa é colocar os estudantes em contato com diferentes formas da arte para ampliar o conhecimento e formação deles, com foco em aprendizagem e alfabetização efetivas.

Também visa prepará-los para realizar apresentações durante a oitava edição da Bienal Rubem Braga, que será promovida no próximo ano, pela prefeitura.

"Foi muito positivo perceber a recepção, a alegria e o entusiasmo dos alunos neste início de ano letivo. Todas as atividades foram escolhidas para encantar e reencantar o desejo de crianças e adolescentes pela aprendizagem. Estamos felizes com o resultado, porque vimos a alegria no olhar de cada um dos nossos estudantes", avaliou Cristina Lens, secretária municipal de Educação.

Comentários