Estudantes protagonizam celebração dos 151 anos - Jornal Fato
Emancipação

Estudantes protagonizam celebração dos 151 anos

A emancipação foi neste domingo (25), mas as comemorações aconteceram no sábado (24)


Realizadas na manhã deste sábado (24), as atividades em comemoração aos 151 anos de emancipação política de Cachoeiro foram protagonizadas por quem representa o futuro da cidade. Crianças e jovens, estudantes da rede municipal de ensino, mostraram amor pelo município e muito talento desde o desfile cívico pela rua 25 de Março - data da emancipação - até as apresentações culturais que atraíram público expressivo à praça Jerônimo Monteiro. 

Organizado pela Secretaria Municipal de Educação, o desfile desenvolveu o tema "Escola: Potência da vida" e reuniu alunos das escolas Zeni Pires Ferreira e Oswaldo Machado, do Centro Integrado de Atividades Educacionais (Ciae) Newton Braga e a banda marcial do Tiro de Guerra. A reciclagem e o que os alunos desejam para Cachoeiro foram subtemas abordados. 

Na praça Jerônimo Monteiro, o grupo foi recebido pelo prefeito Victor Coelho, pelo vice Jonas Nogueira e outras autoridades municipais, antes do início das performances artísticas dos estudantes. 

"Celebrar a emancipação de Cachoeiro é muito importante, um compromisso com o resgate da história, da tradição e da memória do município. Esse é um evento que tem grande simbolismo para nós, cachoeirenses, que gera o envolvimento dos nossos alunos e encantamento nas pessoas, e que precisa ser preservado", disse o prefeito. 

Nas apresentações, brilharam os alunos que são atendidos com atividades extracurriculares, como teatro e balé, no Ciae Newton Braga. Teve texto narrado sobre a história de Cachoeiro e apresentações de dança coreografada. 

Depois, estudantes do projetos Novos Talentos, da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Semcult), também entraram em cena para mostrar um pouco do que aprenderam nas oficinas culturais de que participam. Caracterizados de Francisco Braga, primeiro prefeito de Cachoeiro, e sua esposa, Rachel Coelho - pais dos escritores Newton e Rubem Braga -, dois alunos entregaram uma carta ao prefeito Victor Coelho. Como se tivesse sido escrita por Rubem, a missiva foi lida para o público. 

Em seguida, teve apresentação musical, com o coral do Novos Talentos e dos jovens do Ciae Newton Braga, e roda de capoeira com alunos da Associação Mocambos. 

Também esteve presente nas comemorações o projeto Pé de Livros, desenvolvido pela Semcult em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, com atividades de incentivo à leitura e divulgação da Bienal Rubem Braga 2018.

"Foi um belo evento, que trouxe ao público o que temos trabalhado nas escolas municipais, o resgate e a valorização da história, da arte e da cultura de Cachoeiro. As escolas que participaram do desfile representaram muito bem toda a rede. Parabenizamos e agradecemos às gestoras e a todos os educadores envolvidos nesse trabalho", disse a secretária municipal de Educação, Cristina Lens.

Comentários