Missão no Ibama em primeiro lugar - Jornal Fato
Entrevista

Missão no Ibama em primeiro lugar

Também recentemente eleito para a presidência do DEM em Cachoeiro, Diego Libardi cogita até se licenciar da sigla, caso essa seja a decisão da sigla


Foto: divulgação

Os últimos dias foram intensos para o advogado Diego Libardi. Em uma semana, foi eleito para presidir o diretório do Democratas (DEM) de Cachoeiro de Itapemirim, com a incumbência de liderar a elaboração de um plano de governo e de forte chapa de candidatos a vereador.

Na semana seguinte, foi nomeado superintendente do Ibama no Espírito Santo, ato que gera resistência entre os servidores de carreira da instituição e a desconfiança de que a indicação tenha se dado pela deputada federal Norma Ayub (DEM), que, em troca, garantiria voto a favor da reforma da previdência, conforme se chegou a noticiar na imprensa capixaba.

Nesta segunda-feira (24), Libardi concedeu breve entrevista ao FATO, na qual fala sobre as polêmicas e as metas iniciais à frente do órgão de controle ambiental. Confira:

 

FATO - O senhor, recentemente, assumiu a superintendência do Ibama-ES. O que podemos esperar de sua gestão?

Diego Libardi - Posso garantir que teremos uma gestão estratégica para assegurar a valorização do Ibama, do Meio Ambiente. O Ibama é um órgão executor de políticas públicas do Ministério do Meio Ambiente, e neste sentido estaremos empenhados, sobretudo como tem garantido o Ministro Ricardo Salles, na melhoria da qualidade ambiental urbana.

 

Há quem enxergue na sua nomeação loteamento político, para garantir o voto da deputada Norma Ayub, que o indicou, a favor da reforma da previdência nos moldes do Paulo Guedes. O que diz sobre isso?

A escolha do nosso nome se deu após processo de seleção do Governo Federal, não tendo qualquer vinculação com a garantia de voto da deputada Norma Ayub em prol de qualquer projeto do Governo.

 

Do seu ponto de vista, quais os principais problemas o Ibama deve atacar primeiro?

Ainda estou realizando o diagnóstico do órgão e iremos até o fim do mês revisar o planejamento da unidade para o próximo semestre. Mesmo assim é possível adiantar que uma das prioridades iniciais é garantir a ampliação do Centro de Triagem de Animais Silvestres - Serra, dialogar com servidores e instituições ambientais púbicas e privadas e captar recursos para implantação das políticas públicas do MMA.

 

O senhor tem experiência de já ter gerido a Secretaria de Meio ambiente de Marataízes, mas análise preliminar da associação de servidores de carreira do Ibama, acredita que não preencha os requisitos para o cargo. Como responde a isso?

Não conheço qual requisito a associação se refere. No que tange a exigências legais, todos os requisitos foram preenchidos.

 

Como conciliar suas atribuições no Ibama com as também grandes atribuições de conduzir o DEM, que assumiu recentemente, para boas composições eleitorais em Cachoeiro? E a produção da proposta do partido para a gestão de Cachoeiro, quando começa?

Me reunirei com meu partido para discutir a proposta para a cidade e aproveitarei a data para discutirmos minha nomeação. Não descarto me licenciar da presidência, mas a decisão final será do partido.

Comentários