Cidade se formou a partir do Rio Itapemirim - Jornal Fato
Especial

Cidade se formou a partir do Rio Itapemirim

Símbolo de Cachoeiro mostra que é possível resgatar conexão dos mananciais com a paisagem urbana e qualidade de vida da população a partir dos serviços de saneamento


Foto: Divulgação

Tendo o Rio Itapemirim como um dos seus principais símbolos, a cidade de Cachoeiro de Itapemirim cresceu em torno do manancial, guardando com ele e com seus córregos uma relação de conexão e identidade.

Esse aspecto geográfico foi definitivo para dar identidade à cidade: os cachoeiros ou as cachoeiras do rio Itapemirim. Em 1885, já se escrevia o nome como atualmente. Alfredo Mário Pinto, nos "Apontamentos para o Dicionário Geográfico do Brasil", registrou: "? Da Câmara Municipal dessas cidades recebemos, em 1884, a seguinte informação: A sede do município é a cidade do Cachoeiro de Itapemirim, que tem recente data, pois que a primeira casa construída foi no ano de 1846".

O progresso de Cachoeiro passa pelo Rio Itapemirim. A cidade localiza-se no sul do estado do Espírito Santo e se destaca por ser a mais importante cidade dessa região do ponto de vista econômico, status construído a partir do fim do século XIX, em decorrência da expansão cafeeira.

Em Cachoeiro, havia um porto que recebia todo o café produzido na região sul, uma vez que se localizava no último trecho navegável do rio Itapemirim. O café possibilitou a construção de vias de comunicação, especialmente a via férrea, a primeira da província; da luz elétrica, a primeira do estado; e de outros símbolos do "progresso" em plena expansão capitalista, além de incrementos na área de urbanização.

Atualmente despoluído, o rio que dá nome à cidade deixou de receber mais de 21 milhões de litros de esgoto sem tratamento por dia após investimentos no sistema de esgotamento sanitário do município. Segundo a concessionária de água e esgoto de Cachoeiro de Itapemirim, BRK Ambiental, hoje esses esforços também estão voltados para os córregos da cidade e seus distritos, por meio de uma série de obras de melhorias no sistema de esgotamento sanitário.

"O esgoto coletado na sede de Cachoeiro de Itapemirim, por meio dos interceptores instalados nas margens do Rio Itapemirim, inclusive dos sete córregos urbanos que desaguam no rio, segue até a Estação de Tratamento de Esgoto Coronel Borges, onde é tratado antes de retornar ao ambiente. Além disso, as comunidades distantes da área urbana de Cachoeiro foram beneficiadas com o sistema de esgotamento sanitário, o que tem colaborado com o saneamento desses córregos", explica o gerente Operacional da BRK Ambiental em Cachoeiro, Jocimar de Assis.

A melhoria da qualidade das águas do Rio Itapemirim fez com que a cidade vivenciasse o retorno de peixes e do biguá, uma ave que só sobrevive em ambientes limpos e com vida aquática, além de espécies de camarão, lagostas, lontras e do peixe pirarucu, que não eram identificados antes. Recentemente, fez sucesso nas redes sociais um pirarucu com mais de 40 quilos pescado no rio, na altura do bairro Baiminas, por um morador de Cachoeiro.

 

Comentários