Cofril: uma saborosa história de sucesso - Jornal Fato
Especial

Cofril: uma saborosa história de sucesso

Trinta e dois anos separam o início modesto da atual estrutura. Os números a seguir dão a dimensão do avanço e da capacidade empreendedora


- Foto: Ilustrativa.

Presença frequente na alimentação dos capixabas, os produtos Cofril são a parte mais visível de um saboroso caso de sucesso. Em 1987 eram apenas os irmãos José Carlos e Antonio Cezar a dar segmento ao negócio iniciado pelo pai, produzindo 300 kg de linguiça por semana num espaço de 20 metros quadrados - um terceiro irmão, Elson se juntaria a eles no ano seguinte.

Hoje são 1.200 empregos diretos, distribuídos por três unidades produtivas, em Atílio Vivácqua e Cachoeiro, onde se realiza todo o abate e industrialização de derivados de carne suína chega a produção mensal de 2 mil toneladas. O abate mensal é de 15 mil bovinos e suínos, incluindo serviços prestados a terceiros.

São mais de 120 itens de qualidade e sabor inconfundíveis. Carnes suínas in natura, temperadas e defumadas, ingredientes para feijoada, bacon e outros defumados. Vários tipos de linguiça, com destaque para de pernil para churrasco. Linha de embutidos, presunto de pernil, apresuntado, mortadela, presunto de frango, lombo tipo canadense e outros.

"O crescimento da empresa se deu com muito trabalho e com os cuidados necessários para fabricar produtos sempre com foco na qualidade. Ao passar dos anos, com um atendimento comercial diferenciado, a Cofril começou a ser referência na fabricação de derivados de carne suína, investindo em equipamentos e em treinamento de capacitação da mão de obra", conta José Carlos Correa Cardoso, diretor da companhia.

A Cofril sempre está atenta às mudanças de mercado, aos mais exigentes gostos dos consumidores. Investe na modernização seus processos produtivos, com total cuidado com as questões sanitárias e ambientais.

A mão de obra é treinada na própria empresa. As competências, desenvolvidas de acordo com as aptidões e habilidades para se adequarem a cada setor da produção. "Periodicamente são realizados treinamentos nas áreas produtiva, comportamental, segurança do trabalho, entre outros".

Marca firmada e reconhecida a Cofril tem perspectiva de, nos próximos anos expandir o mercado para outras praças, principalmente os estados limítrofes ao Espírito Santo. São os próximos passos na saga de sucesso desta empresa genuinamente sul capixaba.

 

Comentários