Kennedy: a cidade que mais investe em educação - Jornal Fato
Especial

Kennedy: a cidade que mais investe em educação

Há atualmente cerca de 800 alunos cursando graduação, mestrado e até doutorado


Foto: Divulgação

Em Presidente Kennedy, os estudantes (da pré-escola ao ensino superior) contam com todo o suporte necessário. O município é o que mais aplica recursos também, dos 78 capixabas, em saúde e educação per capita.

E os resultados surpreendem: a cidade, que vivia a triste situação de contar com quase metade de sua população analfabeta há poucas décadas, conseguiu sair da lanterna no ranking do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educa­ção Básica) para ocupar as primeiras posições. O Ideb é considerado o principal indicador do segmento no país. "O dinheiro dos royalties do petróleo está sendo muito bem aplicado", garante a secretária municipal de Educação, Dilzerly Miranda Machado.

As bolsas de estudo para ensino superior concedidas pela Prefeitura também estão fazendo uma revolução. Há atualmente cerca de 800 alunos cursando graduação, mestrado e até doutorado. Mais de 400 estudantes já se formaram. "De uma população de 12 mil - aproximadamente 1,2 mil pessoas fazendo curso superior ou já formadas, você tem 10% da população com elevado nível de instrução", celebra a prefeita Amanda Quinta Rangel.

O trabalho nesta área imprescindível para o desenvolvimento humano, contudo, não pode parar. O município está construindo a escola de ensino fundamental de Barra de Marobá, para atender alunos em tempo integral. Trata­-se de uma estrutura de grande porte, com 14 salas de aula, projetada para um total de 500 alunos. E para a sede, planeja a nova escola Vilmo Ornelas, com capacidade para quase dois mil alunos, em tempo integral, com ati­vidades extraclasse, dotada de área de esporte, de recreação, além de cursos básicos de pro­fissionalização. A previsão de funcionamento é para o fim de 2020.

"A obra da nova escola de Marobá está em ritmo aceleradíssimo", informa Amanda.

 

Comentários