Óculos de sol garantem a saúde dos olhos - Jornal Fato
Especial

Óculos de sol garantem a saúde dos olhos

Ainda mais em evidência no verão, muito além de moda e estética, a utilização de boas lentes é uma questão de saúde


Edilberto Born, diretor de uma das mais conceituadas empresas do ramo, as Óticas Diniz de Cachoeiro de Itapemirim - Foto: Divulgação

Mais da metade dos brasileiros não protege os olhos do sol, conforme pesquisas. Muitos podem estar usando óculos vencidos. Testes de laboratórios óticos comprovam que o filtro UV (para raios ultravioletas) nas lentes se desgasta com o tempo. São estudos internacionais. A duração média de uma lente solar é de dois anos de exposição ao sol.

Ainda mais em evidência no verão, muito além de moda e estética, a utilização de boas lentes é uma questão de saúde. Usar óculos de sol de baixa qualidade é pior do que expor os olhos ao sol sem proteção alguma, alertam oftalmologistas.

As lentes escurecidas fazem com que a pupila se dilate, em vez de se encolher diante da claridade, o que aumenta a penetração dos raios solares. A longo prazo, a radiação aumenta o risco de catarata e degeneração macular.

Por isso, é essencial que os óculos tenham filtros para os raios UV, como salienta Edilberto Born, diretor de uma das mais conceituadas empresas do ramo, as Óticas Diniz de Cachoeiro de Itapemirim. Em entrevista didática, responde, em tópicos, algumas dúvidas sobre o tema e faz alertas importantes.

 

Usar óculos de sol de baixa qualidade é pior do que expor os olhos ao sol sem proteção alguma, alertam oftalmologistas

 

FATO - Qual o benefício ou a importância do uso de óculos de sol?

Edilberto Born (Óticas Diniz) - Dentre várias, separo duas principais:

1)            Controle da luminosidade, melhorando muito nossa disposição diária e diminuindo nosso cansaço.  

2)            Filtros da radiação ultravioleta do sol, sendo que esses na utilização até em dias nublados

 

Por que a utilização de óculos de sol de baixa qualidade prejudica a visão?

Também dois princípios, em vários:

1)            Alteração na percepção das cores, das paisagens ou do ambiente que nos encontramos. Devemos enxergar com qualidade e com definição.

2)            O principal é o filtro de radiação emitida pelo sol. Muito prejudicial à saúde ocular. Conforme especialistas, causando várias doenças, principalmente a catarata precoce.

 

Que dicas você daria para o uso correto de óculos de sol?

1)            Procure uma casa de ótica conceituada ou de tradição e exija nota fiscal do produto.

2)            Pergunte das lentes, sua procedência e do fabricante, pois mesmo em ótica, infelizmente, se vendem produtos piratas. E nunca compre em ambulantes.

3)            Saiba que as lentes de sol, mesmo com procedência, podem vencer. Se não quer trocar o óculos completo, troque somente a lente, a cada dois anos, conforme estimativas.

4)            Quanto à saúde dos olhos, lembre-se: se o sol na pele dói, imagine o que faz nos seus olhos.

5)            Use óculos de sol diariamente, inclusive em dias nublados.

 

 

 

Comentários